UFG recebe proposta cooperativa pesquisa e transferência tecnológica

UFG recebe proposta de parceria em pesquisa e tecnologia

Em 05/09/18 14:01.

Universidade sinaliza interesse de participar da Rede INESC Brasil

Texto: Michele Martins

Fotos: Adriano Justiniano

O reitor da UFG, Edward Madureira, recebeu na manhã de hoje (5/9) o diretor-presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil (INESC P&D Brasil), associação privada sem fins lucrativos, Vladimiro Miranda, que apresentou uma proposta de adesão colaborativa entre instituições públicas e privadas com o objetivo de desenvolver pesquisas e facilitar a transferência tecnológica.

De acordo, com o diretor-presidente, a INESC P&D Brasil atua a partir de um modelo de gestão diferente do modelo acadêmico e promove o relacionamento com as empresas de forma mais ágil. "Além de promover pesquisas, uma de nossas atividades é fazer a ponte entre iniciativa privada e as pesquisas desenvolvidas nas universidades para vencer a dificuldade que existe da academia trabalhar em conjunto com as empresas", afirmou. Entre os aspectos apresentados aos gestores da UFG, Vladimiro Miranda destacou a presença de 15 universidades brasileiras nesta rede de colaboração e a oportunidade para o acesso a grandes projetos de pesquisa nacionais e até mesmo a projetos internacionais.

UFG recebe proposta cooperativa pesquisa e transferência tecnológica

Gestão da UFG discute alternativa para ampliar parcerias público-privadas

O reitor sinalizou o interesse da Universidade em aderir ao INESC P&D Brasil. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Jesiel Freitas Carvalho, "esta decisão é importante para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da inovação e da atividade social de transferência de tecnologia da universidade para a empresa, por facilitar esses procedimentos e, junto com outros instrumentos existentes, ser um instrumento a mais para estreitar e ampliar esta relação da universidade e o mundo do trabalho".

Participaram da reunião também a vice-reitora Sandramara Matias Chaves; o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, José de Araújo Nogueira Neto; o secretário de Tecnologia e Informação da UFG, Leandro Luis Galdino de Oliveira; e o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, Roberto Piedade.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Institucional