Cine UFG_capa.png

Mostra com filmes goianos vai até o dia 23 de outubro, com sessões gratuitas

Texto: Mariza Fernandes

Fotos: Adriano Justiniano

Dando início às atividades de comemoração dos dez anos do Cine UFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Proec-UFG) realizou, na noite desta segunda-feira (03/09), a abertura da Mostra Comemorativa e a inauguração do Café com Letras. O evento foi marcado por homenagens ao professor Anselmo Pessoa Neto, ex-pró reitor de Extensão e Cultura da UFG e um dos principais responsáveis pela concepção e execução do ousado projeto de criação de um cinema dentro da universidade.

Cine UFG_01.png

Descerramento da placa foi realizado por gestores da UFG

“A história do Cine UFG começou logo depois que eu assumi a direção da Faculdade de Letras. Eu pensei em como fazer para que a Faculdade tivesse o seu auditório e, ao mesmo tempo, proporcionasse algo que a UFG não tinha e que eu acho que é essencial em uma universidade e na formação das pessoas. Sou um cinéfilo e pensei: por que não um cinema?”, lembrou o professor, que fez questão de ler alguns trechos do discurso proferido por ele durante a inauguração do cinema, em 2008.

Anselmo Pessoa Neto foi um dos homenageados com o Troféu Cine UFG, oferecido em reconhecimento ao trabalho de um grupo de pessoas que contribuíram para a criação e manutenção do cinema. Os demais homenageados foram o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, os professores Lisandro Nogueira e Nars Chaul, e o servidor Jaime Cintra Jardim.  Ao receber o troféu, Edward destacou o caráter inovador de se criar um cinema dentro da universidade. “Aí está a grande diferença da universidade, especialmente da universidade pública e da UFG. As coisas aqui sempre caminham para a frente”, afirmou.

Café das Letras

Ainda durante o discurso, o reitor falou sobre a abertura do Café com Letras. O espaço, que fica ao lado do Cine UFG, abriga também uma livraria com obras publicadas pela Editora UFG e deve receber diversas atividades culturais. “Os espaços da universidade não são de apenas um órgão ou unidade, temos que usufruir disso. Considerando o momento atual pelo qual o país passa, abrir esse Café é um grande desafio, mas decidimos abrir porque a gente vai medir o quanto a comunidade quer isso, o quanto isso é importante na vida das pessoas”, explicou Edward.

O Café das Letras era um sonho antigo, que surgiu junto com o projeto do cinema. Apesar de construído há mais de 10 anos, o prédio nunca havia sido ocupado. “O café foi inserido no projeto porque um grande cinema sempre tem um café ao lado. Às vezes, o café é até mais importante que o cinema. Daí a ideia do café ao lado do cinema, que agora vai cumprir o seu destino. Portanto, longa vida ao Café das Letras, longa vida ao Cine UFG e longa vida à essa universidade!”, comemorou o Professor Anselmo.

Cine UFG_02.png

Café das Letras irá funcionar como espaço de convivência para toda a comunidade universitária

Mostra comemora 10 anos do Cine UFG

Com curadoria de Nilo Borges, a Mostra Comemorativa de 10 anos do Cine UFG é integralmente composta por filmes goianos. Serão exibidos dez longas metragens e 22 curtas, no período de 03 de setembro a 23 de outubro, com sessões às 12h e às 17h e entrada gratuita. “A Proec cuida muito bem desse cinema e quer fazer com que cada vez mais ele alcance um número de maior de pessoas”, destacou a próreitora Adjunta de Extensão e Cultura e Diretora de Cultura da UFG, Flavia Maria Cruvinel. A Mostra foi aberta com o filme Duas Irenes, de Fábio Meira.

Na mesa de abertura da Mostra, que ocorreu logo após a inauguração do Café com Letras, estiveram presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a superintendente executiva de cultura do Estado, Gyovana Carneiro, a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, a pró-reitora de extensão e cultura da UFG, Lucilene Maria de Sousa e a pró-reitora adjunta de extensão e cultura da UFG, Flávia Maria Cruvinel.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora