reitoria

UFG se integra à rede de pesquisas sobre Estados Unidos

Em 30/08/18 14:13.

Integração tem objetivo de  consolidar, na UFG, uma rede de pesquisa sobre os Estados Unidos

Texto: Tatiana Carlotti

A Universidade Federal de Goiás (UFG) passou a integrar a rede de pesquisas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), por meio das professoras Laís Forti Thomaz e Aline Martins, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), à frente do projeto “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU)”.

Criado em 2009, no âmbito do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp (IPPRI-UNESP), o INCT-INEU congrega uma vasta rede de pesquisadores de várias universidades brasileiras como a Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, agora, a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Como os Estados Unidos há muito definem seus interesses em perspectiva global, o INCT-INEU fomenta pesquisas sobre os regimes internacionais e os contextos regionais em que se exerce a ação do Estado norte-americano. Seu programa de pesquisa se desdobra em quatro grandes áreas: Política Exterior dos Estados Unidos (Política Econômica Internacional dos Estados Unidos, Grande Estratégia e Política de Segurança dos Estados Unidos e O Papel dos Estados Unidos nas Estruturas de Governança Global);  Instituições, Processos e Políticas Governamentais nos Estados Unidos;  Integração e Crise na América Latina e a Política dos Estados Unidos para a Região; e   Brasil e Estados Unidos. Desafios e Oportunidades de Uma Relação Complexa.

Ao lado da produção de conhecimento, o Instituto também se esforça para garantir a formação de pessoal qualificado e a criação de canais para a difusão da pesquisa de seus membros na sociedade brasileira. Um exemplo disso é o portal eletrônico OPEU. Criado em 2010, o OPEU é alimentado regularmente pela produção dos pesquisadores do INCT-INEU e, também, de articulistas externos. O objetivo é difundir informação e conteúdo analítico relativo à política doméstica e externa dos Estados Unidos.

A integração à rede de pesquisadores do INCT-INEU tem objetivo de  consolidar na UFG uma rede de pesquisa sobre os Estados Unidos, fomentando o estudo e ampliando o conhecimento sobre questões relativas à história, cultura, economia e instituições norte-americanas.

Para mais informações :

Categorias: Última Hora