Reunião Pibic

Evento reúne estudantes de iniciação científica e tecnológica

Em 29/08/18 10:27.

Programas despertam a vocação científica e contribuem com a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores

Texto: Giovanna Germano

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu nesta segunda-feira (27/8), no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal, a reunião de abertura dos trabalhos dos estudantes de Iniciação Científica (Pibic) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Segundo Rejane Faria Ribeiro, diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o evento foi organizado para explicar os programas a estudantes e professores. "O objetivo é ter uma noção melhor do que é estar na UFG e em particular na iniciação científica, para pensarmos no contexto que estamos inseridos".

Reunião Pibic

Estudantes e professores reunidos no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia

A diretora destacou as vantagens da IC e IDTI para os estudantes da Universidade, como o de despertar a vocação científica, contribuir com a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores e colaborar com a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa e desenvolvimento técnico.

Os estudantes também foram informados sobre normas vigentes, como a de se dedicar até 20 horas semanais na atividades de pesquisa, concentrar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e o prazo para apresentar o relatório parcial no Sigaa em  2019. Rejane alertou para o risco de inadimplência caso o aluno permaneça ausente por mais de 30 dias ou de execução insatisfatória do plano de trabalho proposto.

Reunião Pibic

Professora Rejane Faria Ribeiro, diretora de Pesquisa da PRPI, falou sobre os programas aos estudantes

Programa inovador
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da iniciação científica. "Estes programas são reconhecidos internacionalmente como inovadores e de grande importância para os profissionais, não só da área científica, mas também da área tecnológica".

O pró-reitor também falou sobre o interesse em ampliar o programa. "Hoje temos aproximadamente 1,5 mil estudantes envolvidos em algum tipo de programa de iniciação científica. Isso representa 5% do nosso universo de alunos de graduação e o projeto científico precisa alcançar um número maior de estudantes".

No encerramento do evento, a palavra foi aberta aos estudantes e professores, que puderam esclarecer dúvidas e oferecer sugestões.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora