Posse Letras e CAI

Novos dirigentes da Faculdade de Letras e CAI tomam posse

Em 15/08/18 19:04.

Também foi inaugurada a galeria de ex-diretores da Faculdade de Letras

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Adriano Justiniano

Diretor e vice-diretora da Letras
Vice-diretora da Faculdade de Letras, Claudney Maria de Oliveira e Silva e Diretor Jamesson de Souza

Tomaram posse na tarde do dia 15 de agosto, o novo diretor e vice-diretora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL) e também o novo Coordenador de Assuntos Internacionais (CAI). O professor Francisco Quaresma deixou o cargo de diretor na FL para assumir a Coordenadoria da CAI. O professor Jamesson Buarque de Souza, que era vice-diretor com o professor Francisco, foi eleito pela comunidade para o cargo de Diretor da FL juntamente com a vice-diretora Claudney Maria de Oliveira e Silva.

Francisco e OfirProfessora Ofir Bergemann deixa a Coordenadoria de Assuntos Internacionais e o professor Francisco Quaresma assume o cargo. Ambos são da Faculdade de Letras da UFG

A professora Ofir Bergemann de Aguiar deixou a Coordenadoria de Assuntos Internacionais após 12 anos e meio frente ao cargo. Por esse motivo recebeu homenagem de colegas da CAI e também da Faculdade de Letras, que é a unidade de origem da professora. Ela agradeceu todo o carinho e a oportunidade de trabalhar em prol da internacionalização da UFG.

Francisco Quaresma foi diretor da FL desde 2011, juntamente com o vice-diretor Jamesson Souza. Antes disso foi vice-diretor da faculdade também. Em seu discurso valorizou o trabalho dos técnicos que considera a espinha dorsal do trabalho na universidade e ressaltou que, para ter sucesso na gestão é preciso o apoio de outras pessoas. E disse estar disposto e animado a assumir a coordenadoria e espera conseguir trabalhar bastante em prol da internacionalização da UFG. A vice-diretora empossada na FL, Claudney Silva, agradeceu o convite para compor a diretoria e pediu a todos para que possa contar com seu trabalho e a compreensão na Faculdade de Letras.

O diretor da FL, Jamesson Souza, afirmou em seu discurso esperar fazer juz ao voto da comunidade da faculdade e servir não só a unidade, mas ao povo brasileiro. “Uma travessia é algo que conseguimos até certo ponto prever, mas que pode reservar surpresas”, explicou ele após recitar o poema “A ponte”, de Mário Benedet. Ele falou também dos tempos difíceis da universidade e que a tarefa da direção é uma tarefa política e combativa no sentido de buscar manter a universidade pública, gratuita e de qualidade.

A professora Maria Zaíra Turchi, Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e ex-diretora da Faculdade de Letras também tomou a palavra e desejou sucesso a todos cumprimentando os presentes por fazer tão bem a história da universidade. A vice-reitora, Sandramara Chaves, reitora em exercício desculpou-se pela falta do reitor Edward Madureira, que foi convocado para reunião da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que está em luta pela melhoria do orçamento das universidades para 2019. A vice-reitora destacou o papel da professora Ofir Bergemann a frente da CAI que propiciou o crescimento da internacionalização da universidade: “Ela foi um marco para a coordenadoria”, afirmou. Também deu boas-vindas ao professor Francisco Quaresma e ao professor Jamesson e desejou a eles sucesso em suas gestões.

galeria ex-diretores Letras
Ex-diretores estiveram presentes na inauguração da galeria

Inauguração da Galeria de ex-diretores – Logo após a cerimônia de posse foi inaugurada a Galeria de ex-diretores da Faculdade de Letras da UFG. O trabalho feito pelo artista Hall Wildson, de apenas 21 anos, é uma composição de textos da língua de cada um dos ex-diretores, feito por professores e estudantes também, com a foto de cada um dos homenageados. A galeria pode ser vista no Bloco Bernardo Élis da Faculdade de Letras da UFG, no primeiro andar.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Última Hora