Projeto capa

Estudantes da UFG apresentam projetos no Espaço das Profissões

Em 26/06/18 16:43.

Projeto sugere a criação de viadutos que trariam a melhoria do trânsito em pontos complicados de Goiânia

Texto: Letícia Rocha

Acadêmicos do curso de Engenharia de Transportes apresentaram seus projetos aos estudantes que visitaram a Universidade Federal de Goiás (UFG) durante o Espaço das profissões. O trabalho foi realizado para a disciplina de Introdução à Engenharia de Transportes, ministrada no primeiro semestre do curso.

O objetivo era construir um projeto de viaduto no encontro das Avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Leopoldo de Bulhões. A estudante Bruna Paulino ressaltou o esforço dos estudantes, que não tinham nenhum conhecimento sobre a produção de maquetes em 3D. Em menos de três meses conseguiram finalizar toda a planta do viaduto.

Como explicado pelo estudante Ademar Paz, a região da Avenida V-008, mais conhecida como Anel Viário, sofre com congestionamentos frequentes que atrapalham não apenas o trânsito de veículos, como também a circulação dos pedestres. De acordo com o estudante, por ser uma via expressa, as pessoas não param, mesmo com uma lombada no local, o que é também uma situação extremamente perigosa.

A estudante Bruna Paulino lembrou que, durante o desenvolvimento do projeto, um acidente no local resultou em uma morte e isso abalou os estudantes, já que é algo que faz parte da realidade deles, pois uma parte do grupo mora naquela região.

Maquete realizada por estudantes de engenharia de transportes

Projeto sugeriu a criação de uma área de lazer com vegetação baixa para melhor aproveitamento do espaço

Viaduto suspenso
O projeto de intervenção propõe a criação de um viaduto suspenso, já que tem um melhor custo-benefício, uma vez que não exige escavações e é pré-moldado. Além disso, os estudantes propuseram a criação de uma área de lazer embaixo do viaduto, que comportaria uma praça e também uma área comercial que fomentaria o movimento da região. "Pensamos também em colocar uma vegetação mais baixa, para não gerar pontos cegos e tudo bem iluminado", concluiu Ademar.

De acordo com Bruna Paulino, a região é mal sinalizada e, como é um ponto de intersecção entre os bairros, é uma área de grande movimento. Explicou ainda que o objetivo é continuar a desenvolver o projeto e melhorar outros pontos que ainda não foram analisados profundamente. A estudante também destacou a total usabilidade do projeto, uma vez que foi realizada toda a medição do local e um estudo da região.

Maquete criada por estudantes, com projeto de viaduto para vias de trânsito pesado em Goiânia

Maquete em 3D criada por alunos do primeiro período do curso de Engenharia de Transportes da UFG

Solução para congestionamentos
Outro projeto da mesma disciplina teve como objetivo a criação de um viaduto entre a Jamel Cecílio, a Marginal Botafogo e a Leopoldo de Bulhões. Como explicou o estudante Fernando Soares, no local os congestionamentos são frequentes e na época de chuva o trânsito sempre se complica em decorrência de problemas na marginal.

"Fizemos uma contagem para ter uma noção e registramos, em uma hora, a passagem de 10 mil carros pelo local", explicou o estudante. Segundo Fernando, o grupo percebeu que apenas um viaduto para a região não seria suficiente para resolver o problema.

A proposta, então, é a implantação de dois viadutos, um inferior na Avenida Jamel Cecílio e outro superior na Avenida Leopoldo de Bulhões, além de uma rotatória de acesso para as ruas dos bairros que ficam nas imediações do local.

Veja fotos do Espaço das Profissões

Fonte: Secom/UFG