CEI_capa_nova_

UFG Empreende encerra semestre com premiação aos vencedores

Em 25/06/18 18:07.

Setenta e dois alunos concluíram a participação no Programa

Texto: Ednamar Dias

Após dois meses de atividades, com aulas teóricas e validação de propostas, setenta e dois alunos concluíram participação no Programa UFG Empreende, categorias Social e Negócios, desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação – CEI UFG. A banca final foi realizada, no último sábado(23), no auditório da Escola de Engenharia da UFG, tendo como avaliadores a gerente do CEI, Emília Rosângela, Celso Camilo, professor doutor do Instituto de Informática da UFG – INF, e o empreendedor Daniel Barreto,  proprietário do Coruja Café em Goiânia.

Na categoria Negócios, a UP Concept Moda Praia, solução sustentável para a fabricação de biquínis, obteve o primeiro lugar entre as ideias apresentadas. Seus criadores foram premiados com livros sobre empreendedorismo e inovação. O Cake Fit, aplicativo para busca e comparação de preços para produtos fit, a e Ori Consultoria Linguística, revisão ortográfica para empresas,  conquistaram o segundo e o terceiro lugar respectivamente. A menção honrosa foi para o Café Cultural, delivery de café da manhã. Celso Camilo elogiou os participantes.”Trata-se de uma inquietação muito positiva, em momentos assim, surgem boas soluções para muitos problemas”, concluiu.

UFG_empreende_final

Na categoria Social, a ideia vencedora foi a Mães de Mil, uma rede de apoio a mulheres que acabam de dar a luz e procuram colocação no mercado de trabalho, também premiada com publicações sobre empreendedorismo e inovação. A Pirilampos e Vagalumes, suporte  a familiares de portadores de Síndrome de Down, e o Centro Cultural Casa do Ser, geração de renda, cultura e lazer para o município de Nerópolis, a 35 quilômetros de Goiânia, obtiveram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. A menção honrosa foi para o Pele Escura, projeto de conscientização contra o preconceito racial. “Esse engajamento é, sem dúvida, uma mensagem de otimismo para o nosso estado”, observou o empreendedor Daniel Barreto ao avaliar as ideias de empreendedorismo social.

Formação Empreendedora

O Programa UFG Empreende de Negócios tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras para a elaboração de um plano de negócios validado por potenciais clientes, fornecedores e parceiros. O UFG Empreende Social é para os que desejam estruturar um projeto social ou uma organização sem fins lucrativos, não englobando negócios de impacto social. Já foram disponibilizadas, nas duas modalidades, vinte e duas turmas desde que o Programa foi criado.

Até 2017, o Programa beneficiava exclusivamente alunos, professores e colaboradores da UFG, mas, em 2018, abriu inscrições também para a comunidade externa. A gerente do CEI, Emília Rosângela, destacou a importância da formação empreendedora oferecida pela UFG, num momento em que o emprego é cada vez mais escasso. "Temos que preparar as gerações para outra realidade, para que elas consigam inovar em meio às crises e identificar novas oportunidades”, declarou.

Fonte: CEI

Categorias: Última Hora