Inauguração Letras capa

Faculdade de Letras inaugura quatro novos espaços

Em 21/06/18 12:15.

São três laboratórios e uma galeria de arte que vão auxiliar atividades de ensino, pesquisa e cultura

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (FL/UFG) passa a contar com quatro novos espaços destinados ao ensino e à cultura. Foram inaugurados nesta quinta-feira (21/6) os Laboratórios de Informática, de Pesquisa em Linguística e de Teleaprendizagem, além da Galeria de Arte.

Segundo o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a conquista dos novos ambientes deve ser comemorada, diante de um cenário de restrição orçamentária que atinge as universidades federais brasileiras. Para ele, entretanto, este não é o maior problema dessas instituições.

"A Universidade é, na maior parte do tempo, marcada pela escassez de recursos. Mas hoje o que mais me preocupa é o clima de ódio e de divisão por que passa o país, por diferentes razões, e que chega à universidade. Se não nos cuidarmos em relação a isso, nosso futuro é muito difícil", afirmou.

Edward ressaltou que a instituição precisa mostrar seu vigor, a exemplo de inaugurações como a da FL. Para tanto, é preciso fazer valer uma das principais moedas da Universidade: sua credibilidade perante a população.

O reitor aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho da professora Ofir Bergemann à frente da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), pela sua dedicação à internacionalização da UFG. O cargo será ocupado pelo atual diretor da FL, Francisco José Quaresma.

Inauguração Letras

Diretor da Faculdade de Letras, Francisco Quaresma, apresenta os novos espaços da unidade acadêmica

Novos laboratórios
O diretor da FL apresentou os novos espaços e explicou o funcionamento de cada um deles. O Laboratório de Informática possui 33 computadores disponíveis para os estudantes, em um espaço que poderá abrigar até 50 máquinas.

Já o Laboratório de Pesquisa em Linguística é destinado a aulas, reuniões de grupos de pesquisa e realização de atividades de pesquisa na área de linguística.

O Laboratório de Teleaprendizagem dispõe de 24 cabines com computadores equipados para sessões de aprendizagem colaborativa – ou teletandem. Estudantes da UFG poderão interagir com estudantes de diferentes países, tanto para aprender outro idioma quanto para ensinar a língua portuguesa.

Francisco explicou que uma das propostas é oferecer sessões de teletandem a estudantes de outros países que estejam vindo para a UFG, com o objetivo de os familiarizar com o idioma e estabelecer seus primeiros vínculos sociais com os estudantes daqui.

Por fim, a Galeria de Arte, instalada em um dos corredores do prédio Bernardo Élis, abrigará exposições de professores, estudantes e de outros integrantes da comunidade universitária. Atualmente estão expostas fotografias feitas no Peru pelo professor Alexandre Badim.

Confira mais fotos do evento:

Inauguração Letras

Fonte: Secom/UFG