autocuidado_reiki.png

Fanut promove prática do auto-cuidado

Em 21/06/18 09:50.

Projeto de extensão convida comunidade a para melhorar a qualidade de vida

Texto: Letícia Gontijo

Fotos: Adriano Justiniano

A Faculdade de Enfermagem (FEN) e de Nutrição (Fanut) promove semanalmente, nas unidades acadêmicas o espaço intitulado “Cantinho do Autocuidado”, o projeto Saúde Mental é Saúde Integral foi realizado na última sexta-feira, 15/6. A atividade contou com a participação da mestre em reiki, Cláudia Cintra, para abordar esse estilo de prática espiritual. A ação foi realizada no auditório da Fanut.

Após a realização da técnica, Cláudia explicou sobre a história, módulos e princípios do reiki, bem como apresentou os benefícios, que incluem a desintoxicação natural, a sensação de paz espiritual e a reposição da energia vital da prática. Tanto os alunos quanto a comunidade externa a universidade puderam participar dos exercícios.

Para além do final do semestre, outras atividades serão propostas, como “Yoga na Saúde Metal” (6/07), “Acupuntura na Saúde Mental (17/08) e “Aromaterapia na Saúde Mental (14/09) no “Cantinho do Autocuidado”. O intuito é que o participante resgate a autonomia de se cuidar e reconheça essa importância.

autocuidado_reiki_02.png

Projeto

O projeto Saúde Mental é Saúde Integral foi desenvolvido pela professora Juliana Pulsena, com colaboração de alunos voluntários e profissionais facilitadores, e consiste em tentar modificar a forma com que o indivíduo se enxerga, como reage a situações do cotidiano e lida com a convivência para com o outro. Para isso, além do reiki, atividades como o tai-chi, yoga, acupuntura, dança circular e constelação familiar são apresentadas para que o sujeito possa se identificar com ao menos uma delas.

A primeira proposta oferecida pelos voluntários do projeto foi distribuir uma rosa aos alunos, professores e técnico-administrativos, servidores e residentes para que esta fosse repassada para outro indivíduo acompanhada de um elogio sincero. A estudante de nutrição Heloísa Martins conta que muita gente chorou e se surpreendeu ao receber a flor.

Categorias: Última Hora