Autocuidado_capa.png

Separe 5 minutos para se cuidar!

Em 08/06/18 08:46.

Projeto de extensão da Faculdade de Nutrição convida a comunidade para adotarem o autocuidado visando o bem- estar

Texto: Caroline Pires

Foto: Divulgação

 

O projeto de extensão Saúde mental é Saúde Integral da Faculdade de Nutrição (Fanut) realiza até o final do ano diversas atividades visando levar toda a comunidade a tirar um tempo para o cuidado consigo mesmo. De sala em sala, os participantes do projeto convidam alunos, professores, técnico-administrativos e terceirizados para conhecer práticas integrativas de saúde, com foco no autocuidado. 

A coordenadora do projeto, professora Juliana Pulsena, reforça que o objetivo é apresentar algumas ferramentas e práticas visando a despertar o interesse da comunidade para a busca do bem-estar, em seus diferentes aspectos. "A saúde mental ainda é muito negligenciada nas universidades brasileiras", destacou.  

Práticas, como o Reiki, Yoga e Acupuntura, serão experienciadas visando trazer o indivíduo para o momento presente e refazendo sua conexão com sua essência. Apesar de sabermos da eficácia dessas ferramentas para o equilíbrio da saúde da mente e do corpo, a ideia principal é que o contato com essas vivências possa despertar nos indivíduos o desejo e interesse para seu autocuidado, objetivando a saúde integral. 

Por dividirem o mesmo prédio, o projeto conta ainda com a participação assídua da comunidade da Faculdade de Enfermagem (FEN). Entre as atividades, já foram realizadas ações relaxamento, recitação de poemas, automassagem e encontro de meditação.

 

Abordagem

Além dos encontros mensais, diariamente voluntários do projeto passam em salas, gabinetes, direções e secretarias da FEN/FANUT recordando a todos da importância de parar pelo menos cinco minutos para seu autocuidado. Os voluntários aplicam relaxamento, meditação, automassagem, apreciação e outras práticas para auxiliar nessa reconexão. Os encontros mensais são sempre realizados no Auditório da Fanut, das 9h às 11h. Confira as próximas datas:

Reiki na Saúde Mental 15/6

Yoga na Saúde Mental 6/7

Acupuntura na Saúde Mental 17/8

Aromaterapia na Saúde Mental 14/9

 

 projeto saúde integral.png

Ação realizada em sala de aula

 

Autocuidado 02.png

Espaço do autocuidado criado para ser um espaço de relaxamento

 

Categorias: Última Hora