Árvore-solar-capa-

UFG lança plano de sustentabilidade e árvore solar

Sur 06/06/18 08:32.

Árvore é o símbolo do plano de eficiência energética que está sendo implantado junto com a Enel

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

No dia mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Universidade Federal de Goiás realizou um evento de lançamento do projeto UFG Sustentável, que dá continuidade ao Plano de Logística Sustentável iniciado em 2014. Na oportunidade foi realizada a assinatura simbólica da portaria de nomeação da nova comissão responsável pelo plano, composta por membros de toda a universidade em diversos eixos como compras e contratação, comunicação e educação ambiental e gerenciamento de resíduos.

Ass_Port

Reitor Edward Madureira e Vice-reitora Sandramara Matias Chaves no lançamento do projeto UFG Sustentável

No mesmo evento também foi lançada a árvore solar, símbolo do plano de eficiência energética da UFG realizado em parceria com a Enel. Participaram do evento o reitor da UFG, Edward Madureira, o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente Gilberto Martins, representando o prefeito, a diretora executiva do Instituto Federal de Goiás, Adriana Ferreira, o Diretor da Enel, Abel Alves Rocha, o responsável pelo Plano de Eficiência Energética da UFG, Adriano de Faria e diretor de Extensão e Cultura da UFG, Emiliano Godói.

O professor Emiliano Godói, que também coordena o projeto UFG Sustentável, iniciou as falas com uma apresentação sobre o projeto, sua história e objetivos. Ele explica que nada é tão contagioso como o exemplo, por isso a necessidade de dar visibilidade às ações de sustentabilidade realizadas na UFG. Uma delas é o plano de eficiência energética que foi apresentado por Adriano de Faria,que é doutorando da UFG e também responsável técnico pelos projetos de eficiência energética da Diretoria de Sustentabilidade da Enel. Ele fez um histórico sobre como foi a aprovação do projeto da UFG junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para ele a UFG poderá ser exemplo para todo o Brasil.

Presidente da Enel

Presidente da Enel, Abel Alves Rocha

O presidente da Enel, Abel Rocha, também destacou a importância da parceria com a UFG e o importante papel da universidade em educar, em mostrar modos eficientes para sermos sustentáveis. O reitor da UFG, Edward Madureira também destacou que vivemos um momento muito difícil na sociedade e lembrou o homicídio ocorrido no Câmpus Samambaia no mesmo dia: “Vivemos o reflexo de uma sociedade que está doente, mais do que nunca temos que mostrar alternativas para construir uma sociedade melhor”. Ele afirma que esses projetos são exemplos que precisam ser mostrados e seguidos em outras instituições.

Árvore solar

No final do evento foi inaugurada entre o Centro de Convivência e a Escola de Música e Artes Cênicas a árvore solar. A árvore é uma palmeira metálica de 11 metros composta por uma estrutura tubular e dez folhas, sobre as quais estão instalados dez painéis fotovoltaicos. “Ela funciona como uma pequena usina solar, aproveitando ao máximo a incidência da luz solar para gerar energia”, afirma o responsável por Eficiência Energética da Enel Brasil, Odailton Arruda. Cada estrutura tem potência de 2.6 kWp e uma geração estimada média de 300 KWh/ mês, o equivalente ao consumo médio mensal de energia de duas famílias com cerca de quatro pessoas.

Árvore_Solar_capa

Plano de Eficiência Energética

Em parceria com a Enel Distribuição Goiás serão instaladas 24.993 lâmpadas de tecnologia LED e 2.522 placas solares em unidades da Regional Goiânia. Além disso, será realizado monitoramento em 120 pontos estratégicos da universidade e várias medidas estão previstas para impulsionar ações educativas e pesquisas sobre o tema.

A iniciativa faz parte de um projeto contemplado por chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) intitulada “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”. Publicado em 2016, o edital teve como objetivo contribuir para a redução dos gastos de universidades e institutos, bem como orientar a implantação de sistemas alternativos de geração própria. Às distribuidoras que atuam no país coube encabeçar esse processo, uma vez que são obrigadas por lei a aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D).

Das 80 candidaturas apresentadas, apenas 11 foram aprovadas, entre elas a postulada pela Enel em parceria com a UFG. “Queremos servir de exemplo para o país. De nossa parte, o envolvimento será absoluto e total. Esse projeto tem tudo a ver com o que defendemos e acreditamos”, afirma o reitor da UFG Edward Madureira Brasil. Com essa operação toda a UFG poderá economizar uma fatura mensal por ano, de acordo com Adriano Faria.

Source: Secom UFG

Catégories: Última Hora