Exposição Repense - nova foto professor Getulio

Lançada exposição Repense! Invente! Faça a Diferença! Gênese

Em 18/05/18 16:40.

Exposição realizada pelo Museu Viver Engenharia está disponível para visitação no Centro Cultural da UFG

Texto: Isabela Maione

Fotos: Carlos Siqueira

A exposição “Repense! Invente! Faça a diferença! Gênese” foi inaugurada nesta quinta-feira (17), no Centro Cultural da UFG. Essa é a primeira exposição do Movimento Arte para Inovação. Ela surge a partir de uma conexão entre o interprograma “Histórias das Invenções”, da TV UFG, com a arte. O professor e autor das obras, Getúlio Antero de Deus Júnior, que é fotógrafo desde 1998, se inspirou em vivências para criar as 28 obras. “A fotografia serviu como base de memórias, não quer dizer que as obras sejam réplicas dessas fotos, são obras bem específicas”, explicou.

Exposição Repense - nova foto professor Getulio (3)

Professor e artista conversou com o público durante a inauguração

Por meio de um manual, também em exposição, o artista e professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) explica o seu método de produção, composto por 17 passos desde a idealização até a finalização, que nesse caso durou três anos.

A tecnologia utilizada para a confecção das obras não reflete o fato de o autor ser engenheiro. Getúlio aponta que “poderiam ser outros processos ali. O que importa mesmo é o trabalho intelectual, isso sim é muito rico e muito difícil de ser feito”. A mostra é composta por 28 quadros divididos em cinco coleções, uma para cada região do Brasil: Grape series (Rio Grande do Sul), Cajuzinho-do-Cerrado (Centro-Oeste), Açaí series (Norte), Orange series (Sudeste) e Pineapple series (Nordeste).

Exposição Repense - nova foto professor Getulio (4)

Exposição é composta por 28 quadros

Segundo o professor, o objetivo da exposição é mostrar algo inovador ligado à arte, educação, design thinking, engenharia, dentre outras. O Movimento Arte para Inovação tem a intenção de despertar o interesse para a Arte e, principalmente, provocar mudanças de atitudes com respeito à Arte Moderna. Essas coleções utilizam como tema a sequência histórica de invenções e inovam ao desencadear diferentes tipos de interpretações e ser financeiramente autossustentável.

Para conseguir engajamentos e dialogar com os visitantes, o professor vai sortear um quadro da coleção Açaí series. Quem conseguir responder corretamente ao desafio proposto por meio do seu twitter (@gdeusjr) leva o prêmio. Para aumentar as chances dos participantes, o desafio começa com uma dica inicial e, a cada semana, recebe mais uma. A coleção foi cedida pelo professor para o Museu Viver Engenharia, da EMC, que integra a rede de museus de Ciências.

As obras ficarão expostas até o dia 24 de junho. Além da exposição, Getúlio produziu um livro eletrônico “Repense! Invente! Faça a diferença! Gênese”, de 198 páginas, que apresenta imagens de todas as obras, algumas interpretações possíveis dessas criações e como ocorreu o processo de criação do artista.

Categorias: Última Hora