TCM 4

UFG assina convênio com Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás

Em 14/05/18 17:32.

Entre as ações previstas estão capacitações e uso de banco de dados para pesquisas

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Amanda Oliveira

Representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM) estiveram, no dia 14 de maio, na Universidade Federal de Goiás para assinatura de um convênio que estabelece protocolo de ações conjuntas entre as instituições. Participaram da reunião o reitor da UFG, Edward Madureira, a vice-reitora, Sandramara Chaves, o presidente do TCM, Joaquim Alves de Castro Neto e diversos outros representantes das duas instituições.

O acordo assinado prevê capacitações de curto prazo para os servidores do TCM e ações de divulgação entre as instituições, como a participação da UFG em encontros regionais promovidos pelo TCM em sete cidades (Iporá, Jataí, Palmeiras, Uruaçu, Posse, Novo Gama e Caldas Novas) com o intuito de divulgar não só as capacitações que podem ser promovidas pela UFG para os municípios, mas também o Centro de Seleção, que organiza concursos públicos para outras instituições. Outro acordo é de acesso ao banco de dados do TCM para pesquisas de estudantes da UFG.

TCM 3
Documento assinado no dia 14/5 firmou convênio entre as duas instituições

Edward Madureira ressaltou a importância das duas instituições se somarem em prol da formação de servidores e também desenvolvimento da pesquisa na área. O presidente do TCM, Joaquim Alves ressaltou que esse tipo de parceria só aumenta a eficiência e eficácia da instituição, promovendo um melhor atendimento dos cidadãos.

Segundo o Secretário de Projetos Especiais da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, o TCM tem grande capilaridade nos municípios e um dos grandes problemas enfrentados pelas prefeituras é a dificuldade de análise das contas públicas. Com capacitações a UFG pode auxiliar no treinamento desse corpo técnico não só no TCM, mas também nos municípios. As instituições também estudam a criação de um curso conjunto de especialização em Controladoria, Gestão e Políticas Públicas.

TCM 1

Fonte: Secom UFG