Posse de Orlando Amaral como diretor da FUNAPE

Cerimônia ocorreu no dia 3 de maio na sede da fundação no Câmpus Samambaia

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Carlos Siqueira

A Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (FUNAPE) empossou nesta quinta, 3 de maio, seu novo diretor executivo, o professor Orlando Afonso Valle do Amaral. Após quatro anos sob a gestão do professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EEMC), Reinaldo Gonçalves Nogueira assume o mandato o professor Orlando Amaral, que foi reitor da UFG entre 2014 e 2017 e é professor do Instituto de Física. Ele assume a Funape pela segunda vez, em um intervalo de duas décadas.

A cerimônia ocorreu no prédio da fundação, no Câmpus Samambaia. Para a cerimônia de posse estiveram presentes o reitor Edward Madureira, a diretora da Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), Silvana Coleta, a diretora executiva do Instituto Federal de Goiás, Adriana Reis; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), professora Maria Zaira Turchi, além dos pró-reitores da UFG, diretores de unidades acadêmicas da universidade, membros do Conselho Deliberativo da FUNAPE e os representantes dos bancos Caixa e Banco do Brasil.

Orlando Amaral cumprimenta antigo diretor da FUNAPE, Reinaldo Gonçalves.
Professor Orlando Amaral assume pela segunda vez a direção da FUNAPE

Relevância

A Fundação de Apoio à Pesquisa é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que visa a produção de pesquisa científica, tecnológica, artística e filosófica, se posicionando como elo entre a academia e a sociedade na articulação de soluções diferenciadas na direção de projetos. Criada em 1981, a FUNAPE já contribuiu para o apoio de pesquisas na UFG e em outras universidades e instituições científicas.

Durante a solenidade, Orlando destacou a presença de Goiás como um “estado mais forte na pesquisa e no empreendedorismo” com a ajuda de fundações como a FUNAPE e também ressaltou o papel fundamental das instituições de apoio em períodos de  redução de recursos financeiros das universidades. No caso da UFG, atualmente há cerca de 380 projetos de extensão em andamento. “Cada vez mais o papel da FUNAPE é importante para a universidade”. Segundo o reitor Edward Madureira, é preciso que exista a compreensão do papel dessas instituições, “nossas atividades são para a sociedade”, destaca, “nós somos agentes de estado e de produção de melhorias”.

Maria Zaira, Orlando, Reinaldo e Edward.
Na foto os professores: Zaíra Turchi, Orlando Amaral, Reinaldo Nogueira e Edward Madureira

Fonte: Secom UFG

Categorias: Última Hora Posse