SanRural capa

Municípios goianos receberão projeto de saneamento

Em 26/04/18 23:38.

Coordenado pela EECA e FEN, SanRural mapeará condições de saúde ambiental em 45 cidades

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriano Justiniano

Representantes de municípios goianos estiveram nesta quinta-feira (26/4) no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), atendendo ao chamamento do projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás (SanRural). Trata-se de um amplo mapeamento das condições sanitárias e socioambientais a ser realizado em 45 cidades do estado, numa parceria entre a UFG e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Os municípios foram selecionados a partir da existência de comunidades rurais e tradicionais. No evento, seus representantes receberam um Guia de Orientações e conheceram os detalhes da iniciativa com um dos coordenadores gerais do projeto, o professor Paulo Sérgio Scalize, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG).

O Guia de Orientações do projeto foi apresentado pela professora da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), Claci Fátima Weirich Rosso, que também participa do SanRural. Na sequência, o professor Luiz Roberto Santos Moraes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou a conferência A importância do saneamento básico para a saúde das comunidades rurais e tradicionais.

SanRural

Representantes dos municípios participantes receberam um guia para conhecer as ações do projeto

Qualidade de vida
O SanRural também visa proporcionar aos municípios o fortalecimento da gestão e da capacitação técnica de profissionais, o desenvolvimento institucional, a implementação das ações de educação sanitária, ambiental e de saneamento básico, resultando na melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, na qualidade de vida da população.

O projeto envolve 127 comunidades rurais e tradicionais, sendo 13 comunidades ribeirinhas, 51 comunidades remanescentes de quilombos certificadas e 63 assentamentos da reforma agrária. Está prevista a elaboração do Plano de Segurança de Saneamento Básico Rural (PSSBR), que é um instrumento de identificação e gestão dos riscos à saúde ao longo da cadeia dos quatro eixos do saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos), bem como a realização da análise das intervenções em saúde ambiental.

SanRural

A cerimônia de abertura reuniu autoridades no Centro de Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia

Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura de SanRural reuniu autoridades das diversas instituições envolvidas direta ou indiretamente no projeto. O público presente ao evento também conferiu a apresentação do grupo Visual Ilê.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a importância do projeto para aproximar a Universidade da população, por meio do que ela tem de melhor: seus professores, técnico-administrativos e estudantes. "Esta instituição só faz sentido se, além de formar pessoas e produzir conhecimento, faz que esse conhecimento influencie a vida de pessoas. É a relevância da Universidade para cada cidadão a sua razão de existir".

O reitor também mencionou os benefícios que surgirão em consequência do projeto. "Esse projeto foi concebido e pensado nas comunidades", destacou. Nesse sentido, o mapeamento será um importante instrumento para que os municípios busquem políticas públicas e investimentos nas comunidades tradicionais.

SanRural

Reitor Edward Madureira Brasil ressaltou importância do projeto para aproximar UFG da sociedade

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora