Primeiro_REAU

Marcos Pimentel ministra curso "Documentário de Observação"

Em 23/04/18 14:24.

Minicurso integra a 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais, que ocorre entre os dias 23 e 25 de Abril

A 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais promove o curso "Documentário de observação" com o documentarista mineiro Marcos Pimentel, entre os 23 e 25 de abril, no Centro Cultural UFG.  O curso tem início nesta segunda-feira (23), às 19h, no Centro Cultural UFG, com a exibição aberta e gratuita de seu último longa, A Parte do Mundo que me Pertence, seguida de conversa com o diretor. O filme recentemente recebeu o prêmio de Melhor Longa Documentário no 2nd Indian World Film Festival-2018. O projeto é desenvolvido pela Nonanuvem Filmes, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) e do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e apoio do Centro Cultural UFG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.

Documentário de observação – Nos dias 24 e 25 de abril, das 14 às 20h, o documentarista orienta os 25 participantes no estudo de técnicas narrativas, possibilidades de tratamento e abordagem estética no campo do documentário de observação. Ele vai abordar também o elemento da crise no universo documental e sua incorporação na constituição da performance do personagem; o uso de dispositivos e artifícios detonadores que auxiliam a elaboração da narrativa no documentário observacional; a tomada de decisões e a construção subjetiva do discurso através da observação. Marcos Pimentel também vai refletir sobre poesia e prosa na estrutura dramática do cinema de não ficção; ética e estética no universo do documentário de observação; e falar sobre escolas, tendências e autores contemporâneos que se valeram de técnicas de observação para construir seus discursos cinematográficos.

Marcos Pimentel – TEMPERO FILMES

Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Marcos _Pimentel

Diretor e roteirista de documentários para cinema que foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países e ganharam 91 prêmios por festivais internacionais, como A parte do mundo que me pertence (Doc / DCP / 84 min  /  2017), Sopro (Doc / 35mm / 73 min  /  2013), Sanã (Doc / 35mm / 18 min  /  2013), A poeira e o vento (Doc / 35mm / 18 min  /  2011), Taba (Doc / 35mm / 16 min  /  2010), Pólis (Doc / 35mm / 22 min  /  2009), A arquitetura do corpo (Doc / 35mm / 21 min  /  2008)  e  O maior espetáculo da Terra (Doc / 35mm / 15 min / 2005).

Entre suas produções para televisão destacam-se o telefilme Ruminantes (Doc / HD / 20 min  /  2005), exibido para toda Europa pelo Canal ARTÈ (França e Alemanha); o telefilme Horizontes mínimos (Doc / HD / 52 min / 2012), contemplado pelo DOCTV América Latina e exibido em emissoras públicas de 15 países latino-americanos; a série Fé (Doc / HD / 4 x 26 min  /  2013) e o telefilme Pequenas lonas (Doc / HD / 52 min  /  2012), exibidos pela TV Brasil, TV Cultura e Rede Minas de Televisão; a série Diários sobre o corpo (Doc / 5 x 26 min  /  2017) e o telefilme As batalhas da fé (Doc / HD / 52 min  /  2017), contemplados pelo Prodav 11 – Edital de Conteúdo para TVs Públicas e atualmente em exibição em 220 emissoras públicas de TV (culturais, educativas, universitárias e comunitárias) de todo território nacional.

Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba), onde ministra aulas para alunos do curso regular, da maestria documental e dos talleres internacionales. Também dá aulas no curso de Cinema da Escuela de Diseño de Altos de Chavón, na República Dominicana. Desde 2012, é coordenador audiovisual da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, sediado em Cataguases, sendo responsável pelos projetos da área de formação audiovisual. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Serviço:

1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais – Curso Documentário de Observação

Data: 23 a 25 de abril

Horário: 19h (23/04), 14h-20h (24 e 25/04)

Local: Centro Cultural UFG -  Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário

Inscrições gratuitas para os demais cursos no endereçohttps://www.cinemareau.com/ .

Facebookhttps://www.facebook.com/1aREAU/

#1aReau #CinemaReau #EstudosAudiovisuais #FormaçãoemAudiovisual