Curso para servidores

Curso integra servidores ao ambiente de trabalho

Em 19/04/18 16:13.

Direcionado aos servidores em estágio probatório, curso foi organizado pelo DDRH

Os novos servidores da UFG, ainda em estágio probatório, foram recepcionados nesta quarta-feira (19/4) no “Curso Introdutório Técnico Administrativos em Educação”. Durante o encontro, os servidores foram apresentados às unidades administrativas de auxílio e orientados em relação ao curso online, vinculado à Plataforma Vias. Também puderam conhecer a função e os benefícios da entidade sindical.

Ao dar as boas-vindas aos servidores, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Rosângela Nunes Almeida, relembrou o seu caminho profissional dentro da Universidade e ressaltou a importância do serviço prestado pela UFG. “Independente do lugar que ocupamos, todos nós estamos formando os profissionais e cidadãos que vão atuar no Brasil e no exterior”, afirmou.

O pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Pró-Pessoas), professor Sauli dos Santos Júnior, expôs sobre a reforma administrativa e o objetivo da atual gestão de se aproximar dos seis mil servidores da Universidade. Segundo ele, o foco da Pró-Pessoas são os servidores. “Tudo o que é vinculado aos docentes e técnico-administrativos ficou situado nesta Pró-Reitoria. Não vamos dissociar as duas categorias, visando às relações isonômicas. As mudanças se direcionam para um melhor ambiente de trabalho”, afirmou.]

Curso para servidores

Novos servidores da UFG são recepcionados em curso de integração institucional

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes), João Pires, apresentou a entidade sindical como um porta-voz das reivindicações da categoria. A falta de trabalhadores técnico-administrativos e o corte de recursos para o financiamento das instituições federais de ensino foram os dois debates críticos destacados pelo diretor.

“Devido a essa política do governo federal de corte de gastos, os concursos públicos são realizados a conta-gotas. Da mesma forma, a restrição de recursos para o financiamento das instituições nos impõe situações dramáticas. Quem trabalha em laboratórios, por exemplo, já está a par dessa realidade”, afirmou. O diretor do Sint-Ifes, antes de apresentar os benefícios da entidade sindical, também destacou o papel de responsabilidade dos servidores no exercício de sua função e na defesa da instituição.

Expectativa e realidade

A palestra sobre a relação dos servidores da UFG com a instituição e com o significado do trabalho foi realizada pela psicóloga do DDRH, Lívia Mesquita de Sousa. Durante a exposição, Lívia traçou o caminho realizado pelo indivíduo de construção dos ideais e das expectativa em relação ao trabalho em direção ao confrontamento com a realidade.

De acordo com a psicóloga, ao contrário do que o senso comum diz, os indivíduos valorizam de tal forma o trabalho em suas vidas, que ele está completamente vinculado às emoções, sejam de prazer, sofrimento ou realização. “A importância do trabalho se manifesta lá quanto a gente é criança e começamos a construir alguns ideais. ‘Ser alguém na vida’ sempre está relacionado ao espaço profissional”.

No percurso profissional dos servidores da UFG, segundo a psicóloga, também existe o espaço de construção de expectativas e o encontro com a realidade. Ao apresentar a percepção sobre o quadro de servidores da Universidade, Lívia Mesquita afirmou que, no geral, os profissionais sentem orgulho de trabalhar na instituição, que é de grande prestígio social. Mas, ainda assim, enfrentam situações de frustração no ambiente de trabalho. “Busquem diálogo com colegas e chefias, saibam claramente o que esperam de você, conheça seus direitos e deveres e dialogue sobre eles, e, qualquer dificuldade, busque ajuda no DDRH e também na Pró-Pessoas”, orientou.

Cursos obrigatórios

O Curso Introdutório Técnico Administrativos em Educação é o primeiro de dois encontros presenciais que os servidores em estágio probatório devem participar. Os profissionais foram divididos para participar em dois dias de curso. Aqueles que não participaram dia 18, devem comparecer dia 26 de abril.

Além de dois cursos presenciais, os servidores precisam concluir atividades em formato à distância, disponibilizadas na Plataforma Vias. A psicóloga do DDRH, Camila Nogueira, apresentou algumas orientações básicas de acesso à plataforma, que também foi discutida em dinâmica realizada entre os servidores.

Categorias: Última hora Estágio probatório Servidor