reunião Capes_2018_capa.png

UFG sedia seminário regional sobre Pós-Graduação

Em 16/04/18 10:16.

A atividade foi oferecida e coordenada pela CAPES a instituições públicas e privadas do Centro-Oeste

Texto: Tainá Azevedo

Fotos: Carlos Siqueira e Cláudio Diniz

A Universidade Federal de Goiás - UFG recebeu representantes de instituições de ensino superior  de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para o seminário “Orientações para a elaboração de propostas de cursos novos”, ministrado por técnicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O evento, realizado na última terça-feira (10/4), teve o intuito de sanar dúvidas quanto aos critérios e procedimentos para envio de Aplicativos de Propostas de Cursos Novos - APCNs para criação de novos cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu.

reunião Capes.png

O seminário foi direcionado a pró-reitores, diretores de pós-graduação, coordenadores de propostas de APCN e demais servidores que atuam na gestão da pós-graduação. Cerca de 90 participantes de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, participaram do treinamento que contou com uma explanação geral, na parte da manhã, e consultas particulares sobre dúvidas específicas no período da tarde. Segundo a professora Elena Ortiz Preuss, Coordenadora Geral de Pós-Graduação e Pró Reitora adjunta, “Além de facilitar o processo e incentivar a proposição de novos cursos de pós-graduação, o treinamento é fundamental para a qualificação das propostas a serem submetidas”.

Seminário

O seminário 2018 será oferecido nas cinco regiões brasileiras e a UFG foi escolhida para sediar a etapa Centro-Oeste. Para Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar, técnico da comissão de avaliação da CAPES, o objetivo principal é promover a aproximação da coordenação às instituições e uma melhor definição do que seria uma proposta realmente qualificada. “A gente espera, com essa visita, recolher dúvidas, críticas e sugestões que permitam o aperfeiçoamento dos procedimentos e do nosso fluxo de trabalho, a médio prazo”, completou Sérgio.

reunião Capes_-2018.png

Fonte: Ascom/UFG