Centro de Eventos sedia workshop sobre doença de Parkinson

Em 13/04/18 17:58.

Projeto Vibrar visa informar para extinguir estigma sobre a patologia

 

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Amanda de Oliveira

Evento Parkinson

O Terceiro Workshop Vibrar com Parkinson começou nesta sexta-feira, 13/4, e vai até o sábado oferecendo atividades e informações sobre a doença crônica para pacientes e simpatizantes à causa. O evento contou com a presença da vice-reitora, Sandramara Martins, na abertura e com uma palestra sobre o assunto, além do ator Raphael Montagner. Durante os dois dias, é oferecido aos presentes rodas de conversa, oficinas de arte, atividades físicas e fisioterapias, atividades com música e apresentações de tratamentos. Em 2015, o projeto Vibrar foi cadastrado como projeto de extensão na UFG e tem como principais objetivos pensar campanhas de divulgação e capacitação.

Parkinson evento

Para Danielle Ianzer, presidente do comitê organizador do evento e idealizadora do projeto social Vibrar, é possível ter uma vida ativa mesmo com o chamado “mal’ de Parkinson. Portadora da doença há mais de dez anos, a presidente afirma que a doença também atinge pessoas com menos de 50 anos, o que ainda é pouco divulgado. “Depois de passar por muitas dificuldades, eu comecei a encontrar pessoas como eu, jovens perdidos procurando informação. Decidi ajudar e criar um projeto para isso. O nosso auxílio é forte em divulgação virtual, mas também temos eventos anuais”. Segundo Danielle, quando se trata de doenças neurodegenerativas, “o melhor remédio é a informação” .

Oficina Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica crônica e degenerativa causada pela falta de dopamina no cérebro. Os pacientes apresentam sintomas como lentidão nos movimentos, tremores, principalmente em momentos de repouso, rigidez nos membros e curvatura postural, além de dificuldades na fala. Por não ter cura, a doença é retardada com remédios e tratamentos: fisioterapia e acupuntura são exemplos.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Última hora