Secima_capa

UFG e Secima discutem parceria na área ambiental

Em 09/04/18 12:29.

Universidade atuaria no desenvolvimento de metodologias e na capacitação do corpo técnico

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriano Justiniano

Representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) se reuniram nesta segunda-feira (9/4) para dar continuidade às discussões sobre possibilidades de parcerias entre as duas instituições.

Uma das demandas apresentadas pelo superintendente executivo de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Paulo Humberto Guimarães Araújo, diz respeito ao apoio técnico que a Universidade pode oferecer aos Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Trata-se de documentos técnicos elaborados por equipes multidisciplinares, com o objetivo de avaliar as implicações ambientais de determinados empreendimentos.

Secima

Um dos assuntos da reunião foi a possível participação da UFG na capacitação de profissionais da Secima

Na reunião, foram levantadas algumas possibilidades de parceria, que precisam ser discutidas para se chegar ao melhor modelo. O secretário de Projetos Especiais da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, considerou que a Universidade pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa e análise a serem utilizadas pelos técnicos da Secima, melhorando os fluxos de trabalho.

O reitor Edward Madureira Brasil observou a possibilidade de a Universidade atuar na capacitação e na qualificação dos profissionais do órgão municipal, por meio de cursos de pós-graduação, como especializações e mestrados profissionais. No mesmo sentido, o professor da UFG, Emiliano Lôbo de Godoi, destacou que muitas pesquisas realizadas na instituição podem subsidiar o trabalho relacionado a licenciamentos ambientais.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora