capa_aparecida

FCT realiza Encontro de Engenharia de Produção

Em 28/03/18 16:33.

Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFG organiza encontro sobre engenharia, inovação e economia em período de crise

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Adriano Justiniano

O 1º Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção (Egoeep) começou nesta terça-feira (27/3), na Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) do câmpus de Aparecida de Goiânia da UFG. O evento reúne estudantes interessados no tema "Como inovar em momentos de crise? Desafios do Estado de Goiás". Serão três dias de palestras, mesas-redondas, minicursos, mostras de produções acadêmicas e painéis de debates.

A coordenadora do evento, Lie Yamanaka, explicou que o encontro busca "fomentar os estudos de Engenharia da Produção, compartilhando informações com a comunidade acadêmica e as principais tendências da área". No primeiro dia aconteceram diversas atividades. O Encontro foi aberto com uma palestra ministrada pela professora Anapatrícia Morales Vilha, da Universidade Federal do ABC, em São Paulo. Também ocorreram mostras de trabalhos de estudantes da iniciação científica e dois minicursos sobre o mercado de trabalho.

"Desde o ano passado, estamos desenvolvendo o projeto. Submetemos um projeto aos alunos e professores para saber o que eles sentiam necessidade de saber, e com isso modelamos esse evento com 110 inscritos e seis minicursos", reforçou a coordenadora.

Evento_Aparecida

Mesa de abertura do 1° Encontro Goiano de Estudos de Engenharia de Produção

O Egoeep tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg) e da empresa júnior da FCT, a Propartners. Estavam na mesa-diretora da abertura a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, além do representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, Luciano Batista Lima, e os coordenadores da FCT, do câmpus Aparecida e do curso de Engenharia de Produção.

Envolvimento estudantil
A atenção com os interesses dos alunos também foi um foco importante para a construção do Egoeep. Eduarda Araújo, aluna do sétimo período do curso de Engenharia de Produção e antiga membro da empresa júnior Propartners, celebrou a decisão. "Fiquei sabendo pelas redes sociais do encontro, espero que eu possa aprender muitas coisas, principalmente sobre o lean manufacturing (manufatura enxuta), que é a área de trabalho que me interesso". A estudante acrescenta: "as palestras também são muito boas, pois falam sobre um assunto que diz respeito a todos nós, sobre como se preparar para o mercado de trabalho".

Na palestra de abertura, Anapatrícia Morales, formada na área de Economia e coordenadora da Agência de Inovação da UFABC, destacou o papel da juventude para um país que almeja inovar. "A inovação existe em todo tipo de ambientes, no marketing, nos governos e principalmente nos mercados, por isso é tão importante olhar a inovação enquanto processo, pois ela te dá um salto competitivo", afirmou. "O que falta em Goiás agora é ampliar a capacidade do setor produtivo de investir em pesquisa e desenvolvimento e maior integração entre universidade e empresa".

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora