Evento_Adufg_Capa

Adufg promove debate sobre empoderamento feminino

Em 28/03/18 08:56.

Mulheres discutiram o espaço que ocupam na sociedade a partir de diversas perspectivas

Texto: Mariana Guimarães

Fotos: Letícia Gontijo

Vídeo: Letícia Gontijo

O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg) promoveu, no último dia 26/03, um ciclo de debates sobre o empoderamento feminino, no Cine UFG. O evento foi mediado pela professora da Faculdade de Educação (FE), Geovana Reis, que afirmou ter grande interesse em levar essa temática para situações futuras, além do mês da mulher.  

Evento_Adufg_Notícia

Evento foi realizado no Cine UFG

O ciclo de debates também contou com a presença de Fátima Silva, Secretária Geral da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), e Joyce Preste, membro da Think Olga, ONG paulista responsável por diversas campanhas relacionadas ao empoderamento feminino como, por exemplo, a #ChegadeFiuFiu e a #PrimeiroAssédio. Joyce ressaltou durante o evento a importância da informação para conscientização e ajuda às mulheres. “Quando as mulheres sabem e conhecem seus direitos, se livram de agressores e livram também as pessoas ao seu redor”, disse.

O lugar da mulher

Fátima Silva afirmou que o espaço que a mulher ocupa na sociedade ainda é inferiorizado e delimitado tanto pelo Estado quanto pela Igreja, que tentam dominar seus corpos e delimitar as políticas públicas destinadas a elas.

De acordo com a secretária, para haver uma superação dessa condição, é necessário, por exemplo, a equidade salarial, a existência de uma politica de cotas verdadeiramente efetiva para mulheres negras e pobres e a criação de políticas públicas que cuidem da saúde reprodutiva da mulher. “É necessário separar a vida privada do lugar público, combater a violência e contar com o apoio e suporte governamentais para as mulheres”, finalizou.

Conheça um pouco mais sobre a ONG Think Olga assistindo o vídeo abaixo:

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última hora