mostra cepae

Cepae realiza mostra de curtas

Em 21/03/18 11:26.

Estudantes exibem curta-metragens produzidos sobre a instituição, em comemoração aos seus 50 anos

Texto: Mariana Guimarães

Fotos: Amanda Costa

Vídeo: Letícia Gontijo e Ana Fortunato

Nesta quarta-feira, no Cine UFG, (21/3) teve início a Câmera! Mostra de Audiovisual Escolar. O evento está sendo realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (Cepae) e marca as comemorações pelos 50 anos da instituição. Na quinta-feira (22/3), a atividade segue entre 8h e 11h, com exibição de filmes e debates.

cepae_camera

Estudantes do Cepae assistiram ao seu próprio trabalho na telona...

debate_camera_cepae

... e realizaram debate sobre os temas trabalhados

A Mostra é resultado do sucesso da disciplina História e Cinema, ministrada pela professora Juliana Marra, e do esforço e idealização coletiva de outros professores, como a pedagoga Maria Alice Carvalho e o professor Santiago Lemos. Juliana afirmou que o intuito do projeto foi apresentar o cinema de forma diferenciada para os estudantes e incitar um diálogo entre ele e a História. Além dos curtas-metragens produzidos por estudantes, também foram exibidos produções realizadas por alunos de outros colégios do estado de Goiás e de Portugal. A escolha do tema “O (in)visível na escola” foi, de acordo com a professora, resultado de um debate mútuo entre professores e estudantes que buscavam através do exercício fílmico ver e mostrar o Cepae através de uma nova perspectiva.

juliana marra e as alunas

Juliana Marra, de azul, uma das organizadoras da mostra, orientou estudantes

Expectativa

As alunas Ana Carolina Vieira, 16 anos, e Lorrany Carrijo, 17 anos, que cursam o 2º ano do ensino médio no colégio e estão com curtas-metragens sendo rodados na Mostra, afirmam que as melhores partes do evento foram a possibilidade de contar suas histórias e o protagonismo concedido pela equipe organizadora para que os próprios estudantes construíssem a Mostra. “Se você quer e gosta de cinema, se quer produzir um documentário, vai atrás e não deixa nada te limitar”, afirmou Ana Carolina.

Turma gostou de "fazer cinema"

Depois da exibição dos curta-metragens, foi realizado um debate entre os alunos e professores sobre os filmes assistidos. "A gente aprendeu que produzir um filme pode ser uma forma de transmitir valores", afirmou o estudante Gabriel Ferreira sobre o curta-metragem "Truco, trapaças e traições", produzido por ele e outros estudantes. Por fim, a professora Maria Alice Carvalho afirmou que a Câmera! Mostra de Audiovisual Escolar teve como intuito provocar um olhar diferente sobre o Cepae. "Estamos lá diariamente e por isso perdemos um pouco do que a escola é. O objetivo era esse, trazer uma sensibilidade no olhar para um lugar do cotidiano", disse.

 

estudantes cepae

Estudantes aprovaram a iniciativa...

estudante_cepae_mostra

...e se sentiram protagonistas do processo

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora