semana da francofonia_capa

Semana da Francofonia apresenta língua estrangeira a estudantes

Em 20/03/18 14:47.

Evento tem início com palestra ministrada por professora francesa

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Ana Fortunato

A Faculdade de Letras (FL) iniciou nesta segunda-feira (20/3) um evento para celebrar o Dia Internacional da Francofonia, a língua francesa falada em 102 países e presente em cinco continentes. Para abrir as atividades – que incluem também filmes e mesas-redondas – ocorreu hoje uma palestra com Mileaye Jean, professora-leitora enviada da França pelo Idiomas Sem Fronteiras para difundir o ensino da língua na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em palestra, Mileaye falou sobre os países francófonos e os institutos cujo objetivo é abranger o francês no mundo, como a Aliança Francesa, o Instituto Francês e até veículos de comunicação importantes como o canal de televisão TV5Monde. Conforme Jean, “é importante não só divulgar a língua francesa, mas também a cultura dos países francófonos”.

professora_leitora

Milaye Jean, professora-leitora enviada da França comanda palestra

Cainã Lopes, estudante do primeiro período de Francês – Licenciatura celebra a iniciativa. “A Semana foi muito divulgada em todas as palestras das boas-vindas aos calouros e pelos cartazes. Quero ver os filmes em francês e os debates sobre a importância dessa língua. O francês já é ligado à comunidade brasileira, então quando trazemos essa proposta para a faculdade, estimulamos os alunos a conhecer outras línguas além do inglês”.

estudantes_francofonia

Estudantes de Letras aprovaram evento dedicado à francofonia

Segundo a professora da Faculdade de Letras e membro da organização da Semana, Priscila Gimenez, as atividades foram planejadas em parceria com o projeto CineClube e com o Centro de Línguas. “No sábado faremos a Feira da Francofonia, com um espaço interativo. A ideia é não deixar passar em branco, porque infelizmente o francês não é mais uma língua ensinada nas escolas, com exceção do CEPAE, mas vemos nesse quadro de internacionalização da universidade e do mundo como ele é uma língua importante”, ressalta.

semana da francofonia_capa

Professora Priscila Gimenez, ao microfone, comenta importância da língua francesa

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora