tae emerita

Dedicação à UFG é reconhecida com título de servidora emérita

Em 19/03/18 09:47.

Marina Maria Porto de Castro trabalhou durante 30 anos na Universidade, a maior parte no Instituto de Matemática e Estatística (IME)

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A pausa que Marina faz ao falar da aposentadoria revela a dificuldade da decisão. Afinal, foram mais de 30 anos dedicados à Universidade Federal de Goiás (UFG), a maior parte deles no Instituto de Matemática e Estatística (IME). Paixão pelo trabalho agora é reconhecida com o título de servidora emérita.

A cerimônia que concedeu a honraria à servidora técnico-administrativa foi realizada na sexta-feira (16/3), no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia. Marina Maria Porto de Castro foi conduzida ao palco pela ex-diretora do IME, Gisele de Araújo Prateado Gusmão, que também foi pró-reitora de Graduação da UFG, e pela ex-diretora da Faculdade de Educação e do Centro de Gestão Acadêmica, Margarida Maria de Jesus Monteiro – tia e madrinha da homenageada.

"[A aposentadoria] foi uma decisão difícil, e como foi difícil! Foram 30 anos de muito trabalho, aprendizado, dificuldades, realizações, alegrias e tristezas, superações e uma amizade infinita que guardarei para sempre", disse Marina em seu emocionado discurso, repleto de histórias do tempo em que trabalhou na UFG, desde seu ingresso em 1984.

Marina_Emérita

Marina Maria Porto de Castro recebeu título de Técnico-Administrativa Emérita na última sexta-feira

O prestígio da servidora ficou evidente com a presença da família, de amigos, ex-estudantes e professores à solenidade. "Em muitos momentos, a equipe do IME, professores e funcionários, foram minha família". Marina também lembrou os desafios enfrentados durante sua trajetória na Universidade, o primeiro deles logo no início, quando precisava levar a filha, de apenas dois meses de vida, ao trabalho.

Entre outros momentos marcantes, também estiveram a realização de grandes eventos, como a Olimpíada de Matemática, concursos e vestibulares. Diversas vezes homenageada pelas turmas de formandos, Marina revelou que sempre fez questão de participar das cerimônias de colação de grau.

"Assim como a minha família, todos da Universidade fazem parte da minha história. Agradeço a todos e tenho muita saudade. Quero que vocês saibam que foram muito importantes para mim e que amo todos vocês", finalizou a agora servidora emérita da UFG.

Marina_TAE_Emérita

Para reitor da UFG, exemplo de Marina "tem força transformadora"

Homenagens

Marina também recebeu diversas homenagens durante a cerimônia. A professora Maria Bethânia Sardeiro dos Santos destacou a disposição e a discrição da servidora, características que revelam traços fortes de sua personalidade. "Se hoje o segredo de um bom profissional está vinculado ao fato de essa pessoa ser proativa, a Marina, lá nos idos de 1996, 1997, já nos ensinava o que era isso com o seu exemplo diário".

O profissionalismo de Marina também foi lembrado pela generosidade e paciência com as quais recepcionava novos professores e estudantes e pela responsabilidade com as rotinas administrativas. A trajetória da servidora também marcou o discurso da coordenadora administrativa do IME, Mislene da Silva Gomes Oliveira, que fez uma saudação em nome da comunidade universitária.

O atual diretor do IME, Maurício Donizetti Pieterzack destacou a competência profissional de Marina, o cuidado com o bem público, a proteção do patrimônio e a eficiência dos gastos. Consciente de suas responsabilidades, a servidora foi além de suas atribuições. "Hoje você entra definitivamente na história da UFG. Mais do que um diploma, fica nosso sincero muito obrigado".

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, ressaltou o exemplo de competência, dedicação e simpatia da servidora emérita. "O discurso às vezes convence, mas é o exemplo que tem uma força transformadora", afirmou. O reitor aproveitou a cerimônia para homenagem os professores aposentados do IME. "Sem dúvida, se hoje estamos aqui, é porque alguém abriu esse caminho para nós. A essência da Universidade é a competência, é o compromisso. São as Marinas que passam por aqui e fazem essa instituição ser muito melhor".

tae emerita_todos

Equipe do Instituto de Matemática e Estatística ao lado da trabalhadora aposentada

Para conferir mais fotos do evento, clique aqui.

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Última Hora