Evento acolhida capa

Evento apresenta ações afirmativas e de assistência da UFG

Em 16/03/18 18:10.

Acolhimento com Diversidade e Inclusão foi o tema da palestra que integrou semana de recepção aos novos estudantes

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Amanda de Oliveira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) organizou durante toda a semana um evento de acolhida aos novos estudantes, para apresentar a instituição, os cursos oferecidos e os serviços de inclusão disponibilizados aos graduandos. Nesta sexta-feira (13/3), as atividades de boas-vindas foram duas palestras e o cortejo cultural - um abraço coletivo ao ritmo do maracatu - para deixar os estudantes mais familiarizados com a dinâmica da UFG.

Evento acolhida

Evento integrou semana de recepção, dando as boas-vindas aos estudantes neste início de ano letivo

As palestras seguiram o tema principal da semana de acolhida - inclusão e diversidade - e tiveram o foco em apresentar as ações afirmativas da UFG e a assistência estudantil disponível para estudantes que necessitem de apoio para permanecerem na Universidade. A mesa diretiva do evento foi composta pela vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, pela pró-reitora de Graduação, Flávia Aparecida de Oliveira, pela diretora do Núcleo de Acessibilidade, Vanessa Dalla Déa, por Suzane de Alencar, da Coordenação de Inclusão e Permanência, pela coordenadora de Ações Afirmativas (CAAF), Marlini Dorneles de Lima, e por Pedro Cruz, membro da Comissão de Autodeclaração da UFG.

Para Marlini, "o evento tem como foco os cotistas, tanto pretos, pardos e indígenas, como pessoas com deficiência, os alunos do UFGInclui. Nós focamos nas informações essenciais de boas-vindas, quais são os serviços de permanência para esses alunos, nesse sentido de explicar que os estudantes precisam acessar as ações estudantis. Hoje finalizamos com uma dinâmica, um abraço coletivo no pátio das Humanidades".

Evento acolhida

Vice-reitora Sandrama Matias Chaves falou sobre as ações da UFG na área de assistência e inclusão

Entre os serviços mencionados nas palestras estavam a moradia estudantil, as monitorias de língua portuguesa e matemática, as disciplinas à distância (EaDs) e a tradução e interpretação em Libras. Durante o eventos, os estudantes também compuseram em conjunto com os integrantes da mesa um poema coletivo com as expectativas para o futuro na academia.

Beatriz Soares da Silva, de 23 anos, agora no segundo período de Farmácia, foi selecionada pelo programa UFGInclui e convidada para participar das atividades. Ela comemora a programação. "As palestras são bem interessantes, nos fazem nos sentir à vontade, porque chegamos e achamos tudo muito estranho". Para ela, a semana é importante para os alunos estarem por dentro do que ocorre na universidade e para que se sintam acolhidos.

Evento acolhida

Para os novos estudantes, momento é de integração e de conhecer um pouco mais sobre a Universidade

Clique aqui para conferir o GUIA ESTUDANTIL 2018

Fonte: Secom/UFG