humanidades

UFG inicia semestre com ações no pátio das Humanidades

Em 13/03/18 16:23.

Primeiro dia de aulas é marcado por grafites e recepção dos novos alunos

Texto: Caroline Brandão

Fotos: Carlos Siqueira

No primeiro dia de aulas da Universidade Federal de Goiás (UFG), 13/3, estudantes de diversos cursos se concentraram no pátio das Humanidades para começar o semestre letivo e dar as boas-vindas aos recém-chegados. O pátio é um espaço de interação situado entre as Faculdades de História (FH), Ciências Sociais (FCS), Filosofia (Fafil), Informação e Comunicação (FIC). Nesta semana, uma série de atividades irá ocorrer no local.

humanidades

Pátio das Humanidades durante abertura do semestre letivo

Durante a manhã, os representantes dos cursos de Comunicação reuniram seus “calouros” para apresentar a faculdade e os serviços disponíveis. A recepção foi acompanhada pela diretora da FIC, Angelita Pereira de Lima, o coordenador administrativo da unidade, Fernando Cezar de Oliveira, e os estudantes vinculados à atlética Tagarela, e aos Centros Acadêmicos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Biblioteconomia e Gestão da Informação. Além de apresentar o corpo docente e “o segundo lar” dos alunos, como foi comentado, o evento teve como foco falar sobre a campanha UFG é a Sua Casa, que propõe ressignificar a ocupação do espaço físico.

humanidades 2

Estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) ocupam espaço

Mudanças

Veteranos e recém-chegados, além de conversarem sobre o início do semestre, também comentaram sobre as mudanças do pátio. Isabela Brito, que está no 3° semestre de Relações Públicas, afirmou que as revitalizações a agradaram. “A limpeza é essencial, porque antes o lugar parecia abandonado. Gostei das pinturas também pois são os próprios estudantes que estão fazendo”. Isabela, que é integrante do Centro Acadêmico de seu curso, comenta que os estudantes também prepararam palestras durante a primeira semana de aulas para os interessados em Relações Públicas. “Quinta-feira, no começo da manhã, no prédio da FIC haverá uma palestra com a presença da assessora de comunicação do Ministério Público de Goiás, por exemplo, a Janaína Rodovalho”.

isabela RP

Isabela Brito, veterana do curso de Relações Públicas, participou da recepção aos calouros

Guilguer Elias, do mesmo curso, porém, apontou mudanças desfavoráveis, tais como a retirada de alguns mobiliários do pátio. “Em termos de limpeza e pintura, foi necessário, mas não gostei de terem fechado os redários por motivos de segurança. Não acredito que terá resultados”, observou.

guglier elias

Guilguer Elias, da FIC, elogiou limpeza do espaço, mas sentiu falta dos redários que foram retirados do local

Grafite

Entre os artistas convidados para ilustrar o espaço com a arte, a satisfação era grande em estreitar laços entre a comunidade e a universidade. Verônica Fernandes, estudante de Artes Visuais na UFG, explicou que “o grafite é a arte no ambiente urbano, e a iniciativa foi boa para colorir a faculdade e não deixar o espaço cansativo, todo cinza”. Jhonny Robson dos Santos, o Bulacha, é artista e formado pelo mesmo curso. “Muito boa a ideia de chamar artistas do bairro Itatiaia. Se a arte não acontecer com essas iniciativas, vai acontecer de outras formas. Pelo menos assim, juntos, temos mais materiais e ideias”, comentou.

artes no pátio

Verônica Fernandes, estudante de Artes Visuais, é entusiasta do grafite como arte do espaço urbano

bulacha

Jhonny Robson dos Santos, o Bulacha, é artista egresso da UFG e também fez sua intervenção no pátio das Humanidades

Alguns alunos, no entanto, não se mostraram totalmente satisfeitos. J. B., que preferiu não ser identificado, gostaria de ter espaço para expor a própria arte. “Não teve participação estudantil realmente. Quiseram chamar estudantes de outras faculdades, mas nós, das Humanidades, queríamos fazer as artes com nossas expressões artísticas e políticas, e não pudemos”, registrou.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora Humanidades