reitoria itinerante_capa

Reitoria Itinerante teve início nesta quarta-feira na Regional Goiás

Em 31/01/18 12:24.

Um dos objetivos da iniciativa é aproximar os gestores de unidades e regionais

Texto: Weberson Dias

Fotos: Warley Santos

A gestão da Universidade Federal de Goiás para o período de 2018 a 2021 deu início nesta quarta-feira (31/1) ao projeto Reitoria Itinerante. O primeiro lugar visitado foi a Regional Goiás, que recebeu equipe composta pelo reitor Edward Madureira Brasil e por pró-reitores, assessores e secretários da Administração Superior. O objetivo do projeto é aproximar a gestão de toda a universidade.

Por ser a primeira Regional a ser visitada, o grupo permaneceu durante todo o dia na Cidade, participando de encontros em grupo com o Fórum de Dirigentes da Regional, reuniões por áreas, ouvindo a comunidade acadêmica e compondo mesa na abertura do Seminário Estudantil. As atividades iniciaram às 10h e seguiram até as 22h.

A direção da Regional sugeriu que a Universidade precisa trabalhar com uma visão multicampi. O reitor esclareceu que a gestão conta com duas pautas: focado nas pessoas e na relação da universidade com a sociedade; e destacou a criação de uma nova estrutura de comunicação, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a de Planejamento e a Secretaria de Projetos Especiais. Ao final das falas, houve a apresentação das equipes da Regional Goiás e Pró-Reitores e demais servidores de Goiânia.

Visita
Com o objetivo de apresentar a Regional, ainda pela manhã, o chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Carlos Antônio Pereira Júnior, apresentou o prédio do antigo Colégio Sant’Anna. Em seguida, o professor Renato de Paula apresentou as instalações físicas do Restaurante Universitário (RU) para os participantes. À tarde, por volta das 14h, o grupo conheceu a Biblioteca Cajuí, inaugurada no segundo semestre de 2017.

A visita foi avaliada positivamente pelo reitor Edward Madureira. "A aproximação muito forte da administração superior da UFG com todas as unidades acadêmicas é uma marca desta gestão. Neste primeiro movimento, o importante é que cada gestor que responde por uma pasta na universidade conheça a realidade de cada espaço da UFG, além proporcionar que as pessoas se conheçam. Este é um primeiro movimento que será permanente em toda a gestão", garantiu.

"Eu parabenizo o professor Edward e toda a sua equipe pela iniciativa de ir até as regionais, ouvir as demandas, e por propor que a aproximação seja uma meta contínua. Para nós, da Regional Goiás, é fundamental esta proximidade, considerando o momento difícil pelo qual passa a universidade brasileira - corte de recursos e muitas dificuldades-, pois nos ajudam a construir estratégias conjuntas para superar as dificuldades", avaliou o diretor da Regional, Renato de Paula.

A Reitoria Itinerante compreende também encontros temáticos envolvendo as áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, administração e finanças, gestão de pessoas, assistência estudantil, ações afirmativas, planejamento e avaliação, comunicação, segurança e direitos humanos e tecnologia da informação.

Desafios
Maísa da Silva e Flávia Oliveira, respectivamente, pró-reitoras de Assuntos da Comunidade Universitária e de Graduação, demonstram entusiasmo e destacaram a existência de inúmeros desafios ao conhecer os espaços da Regional. Para a pró-reitora Maísa da Silva, a equipe da Regional é muito comprometida e, na Cidade de Goiás, a UFG tem muitos elementos para contar. "Certamente faremos um bom trabalho ao lançarmos mãos de nossa criatividade, compromissos mútuos e, sobretudo, nossa capacidade de fazer coletivamente", afirmou. Na mesma linha pensa Flávia Oliveira, em construir juntos a gestão para os próximos quatro anos. "Para isso, nos colocamos sempre à disposição para que possamos enfrentar os desafios que teremos pela frente de maneira muito dialogada, participativa e integrada com todas as Regionais", disse.

O técnico administrativo da Regional Goiás, Rodolfo Veiga, ressaltou que a visita se fez importante em um contexto de crise para que todos conheçam e vivenciem a realidade local. "Queremos que estas visitas resultem em melhorias para nossa Regional, tais como ampliação do quadro administrativo, docente e criação de mais cursos na Regional Goiás", lembrou.

Seminário Estudantil
À noite, por volta das 20h, o reitor Edward Madureira; a pró-reitora de Assuntos da Comunidade Universitária, Maísa da Silva; o professor de Arquitetura, Francisco Thielsen; o coordenador de Graduação, João Huguenin, participaram da abertura da Assembleia Geral e Estudantil.

reitoria itinerante na regional goiás

Reitoria Itinerante começou com a visita da equipe à Regional Goiás da UFG

reitoria itinerante em goiás

Visita ao centenário Colégio Sant'Anna, uma das unidades que sedia cursos da UFG