Entrevista Conexões.png

Nova gestão apresenta mudanças e desafios do reitorado

Em 15/01/18 13:40.

TV UFG recebeu Edward Madureira Brasil e Sandramara Matias Chaves para entrevista na última sexta-feira, 12/1

Texto: Caroline Pires

O programa Conexões, da TV UFG, realizou na última sexta-feira, 12/1, e promove durante toda essa semana diversas rodadas de entrevistas com a nova gestão da UFG, que tomou posse no último dia 8 de janeiro. Os primeiros entrevistados foram o novo reitor, Edward Madureira Brasil, e a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, que assumem os cargos até o final de 2021.

Durante sua gestão, o reitor irá enfrentar o desafio dos cortes orçamentários, que as universidades federais têm sofrido nos últimos anos. Segundo ele, a primeira medida neste momento é trabalhar para a recomposição do orçamento por meio da mobilização e atuação em conjunto com todos os reitores, reforçando principalmente o papel da UFG de aproximação cada vez maior com a sociedade. Com relação a isso, Edward avalia que a universidade ocupa hoje junto à comunidade geral um espaço maior do que o que ocupava há 12 anos, quando o professor assumiu o reitorado pela primeira vez. “Só a sociedade pode entrar e fazer frente nessa luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu

Reorganização administrativa

Durante a entrevista, Edward Madureira reforçou que irá promover uma acentuada mudança administrativa na instituição, com a criação de novas secretarias e pró-reitorias. Entre elas, está a implementação de pró-reitorias específicas para lidar com gestão de pessoas e com os estudantes. Além disto, serão estruturadas secretarias de atuação transversal, como a de Planejamento e Avaliação, a de Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos e a Secretaria de Projetos Especiais.

O reitor destacou ainda a capacitação da comunidade atual da UFG, que hoje conta com cerca de 2500 professores, dos quais mais de 2000 possuem a titulação de doutorado. Além disto, o quadro de técnico-administrativos atualmente é altamente qualificado, com mais de 500 mestres e 150 doutores. “Entendo que, se hoje estamos com menos recursos, temos uma universidade bem mais estruturada, equipada e pronta para atuar e dar as respostas que a sociedade precisa”, reforçou.

Graduação

A vice-reitora Sandramara Matias destacou que a nova gestão possui diversos projetos para a graduação e que uma das principais preocupações é com a questão da evasão. “Nosso objetivo é trabalhar por meio de diferentes ações para fomentar inovações pedagógicas por meio da capacitação de professores em metodologias ativas de ensino para que os alunos tenham aulas cada vez mais atrativas e interessantes”, afirmou.

Extensão e Cultura

Reforçando a necessidade de aproximação entre Universidade e sociedade, Edward lembra que apesar do espaço conquistado, a UFG ainda sofre com a invisibilidade por parte de diversos setores. Sendo ele a extensão e cultura deve ser trabalhada com o objetivo de que alcance cada vez mais visibilidade. Além disto, a ideia é ampliar as ações que já existem, apresentando a instituição para aqueles que ainda não a conhecem. “Estamos ainda muito interessados em valorizar os diversos talentos da UFG”, finalizou.

Segurança

Com a criação da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos, Edward Madureira espera acompanhar de perto questões relacionadas ao tema dentro da universidade. Estão previstas ainda a intensificação do monitoramento eletrônico, a criação de uma comissão para acompanhar casos relacionados ao tema além do envolvimento cada vez maior da comunidade acadêmica nestas ações.

Além disto, será implementada a Política de segurança da universidade, o que colaborará para a criação de condições de permanência na instituição. “Queremos criar um ambiente cada vez mais seguro”, frisou a vice-reitora.

íntegra da entrevista está disponível no canal You Tube da TV UFG

O Conexões recebe os demais membros da gestão nas próximas semanas, confira as datas das entrevistas.

Fonte: Ascom/UFG e TV UFG

Categorias: Última hora