Edward Madureira_capa.png

Compromisso público UFG

Em 15/01/18 11:14.

Confira o artigo do professor Edward Madureira, publicado no dia 14 de janeiro no Jornal O Popular

O Jornal O Popular publicou no dia 14 de janeiro artigo do Prof. Edward Madureira Brasil. Confira a integra do texto:

Compromisso público UFG

Ao tomar posse como reitor da UFG, gestão 2018-2021, reafirmo o compromisso com um sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Defender a universidade pública é uma missão imprescindível e irrenunciável.

Reitero a disposição de trabalhar incansavelmente pelo cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, em especial daquelas que competem à educação superior. Creio ser essencial um olhar atento e compromissado do governo e da sociedade para a garantia dos recursos de investimento, de custeio e de pessoal, na educação e na ciência e tecnologia e da autonomia universitária, tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos.

Durante a campanha para a Reitoria da UFG, delineamos várias propostas que, organizadas em dois grandes eixos, buscam transpor desafios e superar falsas dicotomias. Nesse sentido, acredito ser possível, sim, incluir e avançar em qualidade, ser excelência na pesquisa e na extensão, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologias, empreender e ter compromisso social, relacionar-se com empresas e preservar a autonomia universitária, internacionalizar ações sem abrir mão de compromissos com o desenvolvimento regional. Sim, é possível garantir a satisfação no trabalho juntamente com a eficiência no cotidiano institucional, buscando realizar uma gestão responsável, ágil e, sobretudo, democrática.

Para tanto, como reitor, atuarei com um olhar cuidadoso para o interior da instituição com a reorganização de nossas atividades, criação de secretarias e instrumentos para melhorar o desempenho institucional, sempre com o foco no reconhecimento e na valorização das pessoas e na melhoria de processos.

O outro grande eixo de atuação será a relação com a sociedade, fim primordial da universidade. Trazer a sociedade para o dia a dia da universidade e levar a universidade para o dia a dia da sociedade fará parte permanente dos esforços empreendidos. Buscarei aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem que a graduação, a pós-graduação, a pesquisa, a inovação, a extensão e a cultura tenham cada vez mais uma relação de interação e de intercâmbio da universidade com a sociedade.

Ao assumir novamente a Reitoria da UFG, reitero os valores e as atitudes que seguem orientando a gestão: diálogo, escuta, cordialidade, humanismo, respeito, ética, transparência, trabalho e coerência.

Edward Madureira Brasil, reitor da UFG para gestão 2018-2021

Fonte: Ascom/UFG