Posse IPTSP 2018 capa

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública tem nova direção

Em 09/01/18 16:27.

José Clecildo Bezerra e Edsaura Maria Pereira assumem direção e vice-direção da unidade

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Ana Fortunato

O novo reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, realizou no dia 9 de janeiro, o primeiro ato público como reitor dando posse a nova direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). Assumem a partir de agora a direção os professores José Clecildo Barreto Bezerra (diretor) e a professora Edsaura Maria Pereira (vice-diretora). Deixaram o cargo as professoras Flávia Aparecida de Oliveira e Adelair Helena dos Santos, diretora e vice-diretora do IPTSP de 2014 a 2017. Participaram também da solenidade que deixou o auditório do IPTSP lotado, o ex-reitor da UFG, Orlando Amaral, diversos pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e órgãos e também autoridades externas, do governo estadual e municipal e representantes do setor privado.

Posse IPTSP 2018
O auditório ficou lotado durante a posse no IPTSP

A nova vice-diretora, Edsaura Maria Pereira, ressaltou em seu discurso o crescimento do instituto nos últimos anos e a necessidade de defesa da liberdade e autonomia da universidade. Já a vice-diretora que deixou o cargo, Adelair dos Santos, lembrou que apesar da crise que a universidade tem vivido, a UFG cresceu e que espera que o pior já tenha passado e que agora as coisas comecem a se tornar melhores. A diretora que deixou o cargo, Flávia Aparecida de Oliveira, ressaltou todo o trabalho produzido no IPTSP e também a comemoração dos 50 anos da unidade marcada por diversas comemorações. A professora agradeceu também a oportunidade de agora participar da gestão do professor Edward Madureira. Flávia assumirá a Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Posse José Clecildo 2018
Reitor Edward Madureira dá posse ao diretor José Clecildo Bezerra e Edsaura Maria Pereira

O novo diretor, José Clecildo Bezerra ressaltou em seu discurso a importância do que ele chamou de hélice tríplice: a parceria entre universidade, governos e setor privado. Ele afirma que o IPTSP tem feito bem essa paceria e que isso é importantíssimo para pensar a universidade hoje.

O professor Edward Madureira ressaltou a importância de tudo o que os gestores que saem e que ficam destacaram em suas falas: a necessidade de estarmos atentos aos ataques que as universidade públicas vem sofrendo, a necessidade de unir-se ao governo e ao setor privado para continuarmos crescendo e mantendo a universidade em constante aprimoramento e o importante trabalho que os gestores do IPTSP na figura da professora Flávia desempenharam nos últimos anos na unidade. Ele também agradeceu o professor Orlando Amaral presente à solenidade pelo trabalho realizado: “Ninguém, no momento em que saí da gestão da UFG, foi mais talhado para assumir a universidade do que o professor Orlando. Com sua serenidade e sabedoria soube conduzir a UFG e entregá-la novamente em minhas mãos bem melhor do que a recebeu”.

O mandato dos novos gestores do IPTSP é de quatro anos. Entre as intenções ressaltadas pelo professor José Clecildo estão trabalhar com os setores privados e do governo para investimento em pesquisas e no crescimento da unidade e também dar visibilidade ao papel do Sistema Único de Saúde (SUS) que faz 30 anos em 2018.

Iptsp posse 2018 2
Professor Orlando Amaral e Edward Madureira com a nova direção do IPTSP

Posse IPTSP 2018 capa
Nova direção assume por quatro anos a gestão da unidade