Marconi Visita Agência de Inovação

Governador visita Parque Tecnológico e Hospital das Clínicas

Em 02/01/18 18:53.

Marconi Perillo conheceu o novo prédio do Parque Tecnológico, obras do prédio de internações e outras instalações do Hospital

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

O governador do Estado de Goiás Marconi Perillo visitou nesta terça-feira, 2 de janeiro, o Parque Tecnológico Samambaia da UFG e o Hospital das Clínicas, onde conheceu o andamento da obra do prédio de internações, além de estruturas inauguradas recentemente como o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama – CORA. 

Visita Marconi Agência
Governador conhece a estrutura do Parque Tecnológico Samambaia

A recepção foi iniciada no prédio da Agência de Inovação inaugurado em dezembro de 2017 e que teve recursos da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O governador mostrou-se otimista com o crescimento do parque desde a última visita alguns anos atrás. “Esperamos que o setor privado colabore mais com a pesquisa em nossa estado, infelizmente ainda há pouco investimento privado, embora o setor público tenha investido muito na área”, avaliou.  Ele também se colocou a disposição no que for necessário para colaborar politicamente na busca de recursos para o projeto. O reitor Orlando Amaral apresentou a planta do Parque e informou que no próximo mês devem começar outros três prédios de laboratórios e a sede da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). A presidente da Fapeg, Zaíra Turchi, também anunciou que os convênios assinados durante a inauguração da Agência de Inovação entre a Fapeg e a UFG já tiveram recursos liberados na semana passada. 

Marconi visita CRTI
Pró-reitor de Pós-graduação, Jesiel Carvalho, apresenta um dos laboratórios do CRTI

Após visitar o prédio do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) também no Parque Tecnológico, a visita continuou no Hospital das Clínicas, no edifício de internações. O reitor Orlando Amaral salientou que esse prédio está sendo construído em grande parte com recursos da bancada goiana no Congresso e que deve ser concluído no final deste ano. Após a visita ao prédio, o governador conheceu o Centro de Diagnóstico do Câncer de Mama (CORA), inaugurado em 2016 que também teve a participação da Fapeg e algumas outras unidades do Hospital das Clínicas como o setor de ressonância e radiologia.

Visita Marconi HC 2
Reitor Orlando Amaral mostra plantas do prédio de internações do HC

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico Samambaia (PTS) está localizado na entrada do Câmpus Samambaia da UFG, em uma área de 17,9 hectares e destina-se a abrigar e apoiar Empresas de Base Tecnológica (EBTs), além de laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos. O Parque também receberá a instalação de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e outras instituições, que tenham vocação para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e para a realização de pesquisas aplicadas e em cooperação com empresas.
O primeiro laboratório especializado do Parque está em pleno funcionamento. O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro instrumental multi-institucional e multiusuário voltado para atender demandas analíticas do setor acadêmico, empresas, órgãos governamentais e centros de pesquisas. Inaugurado em dezembro de 2013, o CRTI possui uma área construída de 1.704,48 m².

Em dezembro de 2017 foi também inaugurado no Parque a Agência de Inovação. O novo prédio possui mais de 1,5 mil metros quadrados e abriga a Secretaria e Coordenação da Agência de Inovação, Escritório de Transferência de Tecnologia, Escritório de Propriedade Intelectual, Secretaria e Direção do Parque Tecnológico Samambaia, nova unidade do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Regional Goiânia, salas de reuniões, um auditório, um laboratório aberto de fabricação digital e empresas de base tecnológica que mantenham projetos de PD&I com a UFG.

Prédio de internações

Visita Marconi HC
Com previsão de entrega no final de 2018, o prédio deve oferecer 600 leitos

O prédio, que está sendo construído na mesma quadra da atual sede do HC, é a maior obra já realizada na UFG e será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. São 20 pavimentos em uma área de mais de 44 mil metros quadrados.

Serão ao todo 600 leitos de internação distribuídos em dez andares. Um deles será destinado à maternidade, com capacidade de atendimento à gestante de alto risco, equipado com UTI neonatal e centro obstétrico, e outro exclusivo para a internação de pacientes transplantados. Os outros dez pavimentos vão abrigar centros cirúrgicos, UTI e estruturas de apoio ao funcionamento da unidade. A conclusão está prevista para novembro de 2018.

 

Categorias: Última hora