Plenário da Câmara

Câmara aprova novas universidades em Jataí e Catalão

Em 20/12/17 08:36.

Projeto segue agora para o Senado

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 19 de dezembro a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal Jataí (UFJ). Elas devem ser criadas a partir da estrutura já existente na Regional Catalão e Jataí da Universidade Federal de Goiás. O Projeto de Lei (PL) 5275 foi encaminhado em maio de 2016, pela então presidente Dilma Roussef. O texto agora vai para o Senado Federal e, quando aprovado, seguirá para sanção presidencial.

Visita ao gabinete

Na manhã desta quarta-feira (20/12) o reitor da UFG, Orlando Amaral recebeu no gabinete da reitoria o prefeito da cidade de Jataí, Vinícius Luz. O reitor relatou ao prefeito como é feito o processo de criação de novas universidades, após a aprovação. Descreveu o projeto para a Universidade Federal de Jataí e como será a transição, que terá a tutoria de outra universidade até a aprovação do estatuto. Explicou que mesmo hoje, já está em processo a criação de estruturas autônomas nas regionais, o que fará com que seja mais simples a implementação das novas universidades. O prefeito Vinícius Luz disse que essa universidade é um legado para Jataí, que só foi possível porque os gestores da UFG, do Estado e deputados e senadores abraçaram esta causa. "Esperamos celeridade no Senado para que no próximo ano a universidade seja criada. Jataí e Catalão tem grande importância no estado de Goiás e a universidade será fundamental para alavancar o crescimento nas duas regiões."

Visita Vinicius Luz 2
Chefe de gabinete da Reitoria da UFG, João Teodoro, Prefeito de Jataí, Vinícius Luz e reitor da UFG Orlando Amaral

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora