wladimyrcamargos

Professor da UFG lança livro sobre Direito e Esporte

Em 08/12/17 17:14.

Wladimyr Camargos trabalhou o tema durante sua pesquisa de doutorado

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG) Wladimyr Camargos lançou na terça-feira (5/12), em São Paulo, livro sobre Direito e Esporte. Intitulada "Constituição e Esporte no Brasil" a obra é resultado de sua pesquisa de doutorado em Direito Constitucional na Universidade de Brasília (UnB).

O livro trata da constante busca pela autonomia esportiva e o controle por parte do Estado. O autor desenvolveu sua pesquisa caminhando entre a Sociologia do Direito e a Filosofia. Durante a abordagem, o autor evidencia a origem social e política do esporte, que permite entender como os códigos que regem o esporte são, na verdade, uma faceta do Direito ao Esporte.

A obra traça o panorama dos debates sobre a autonomia esportiva no Brasil do início do século XX, período que foi marcado, por exemplo, pela implantação do profissionalismo no futebol. Ainda, narra a influência preponderante de João Lyra Filho na formação jurídico-esportiva nacional. Por fim, destaca a utilização instrumental do esporte no período pós-64 e a continuidade do controle estatal de forma autoritária, desaguando na “carta de alforria” que a Constituição de 1988 trouxe para a área.

O trabalho de Wladimyr é destinado não apenas a advogados e juristas, por trazer modelos de julgamentos que ocorreram no Superior Tribunal Federal (STF), mas também, para historiadores, jornalistas e demais interessados na  história do esporte brasileiro.

wladimyrcamargos

Wladimyr Camargos é professor da UFG, já foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Esporte, atuando inclusive na criação da Lei Geral da Copa, além de ser Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e sócio benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora Direito ao Esporte