Universidades empreendedoras

UFG é a quarta universidade que mais inova no país

Em 04/12/17 15:36.

Constatação é da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, que elabora ranking anual

O Índice Universidades Empreendedoras 2017 reconheceu a Universidade Federal de Goiás (UFG) como a 4º Instituição de Ensino Superior que mais inova no país. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocupam, respectivamente, os três primeiros lugares. Em 2016, a UFG ocupava a quinta posição no mesmo ranking.

O Índice Universidades Empreendedoras analisou 55 instituições brasileiras em seis eixos de avaliação: cultura empreendedora, inovação, internacionalização, extensão, infraestrutura e capital financeiro. No ranking geral, que combina estes seis indicadores, UFG conquistou o 14º lugar – em 2016, seu posto era o 16o.

O indicador de inovação considera os seguintes fatores: pesquisa, patentes, proximidade entre universidades e setor privado, empresas incubadas e parcerias com outras ICTs. A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG é usada como exemplo de ação de sucesso na promoção da cultura do empreendedorismo em universidades, que pode ser replicada por outras instituições.

O Índice Universidade Empreendedora é produzido por um conjunto de entidades estudantis lideradas pela Brasil Júnior, que é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Mais de 10.000 estudantes participaram da pesquisa, que utilizou também dados secundários.

Clique aqui e confira o relatório completo sobre as universidades brasileiras.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Empreendedorismo Inovação Última Hora