VII Volta da UFG reúne atletas e amadores

Em 04/12/17 12:24.

Apesar da chuva, corrida de rua gratuita contou com centenas de participantes

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

As ruas do Campus Samambaia foram transformadas em pista de corrida e caminhada na VII Volta da UFG, que ocorreu nesse domingo (3/12). Nem a chuva desanimou os 374 competidores, compostos por estudantes e servidores da Universidade, integrantes da comunidade e atletas. A atividade abriu as comemorações do aniversário da Universidade Federal de Goiás, que completa 57 anos esse mês.

O primeiro lugar da classificação geral, o atleta Cácio Vinicius Costa Soares, de 29 anos, elogiou o percurso da prova. “Bem planejado, é um trajeto que permite o atleta competir e ao mesmo tempo treinar. E o fato de o setor ser alto contribui também”, afirmou. Vencedor dessa edição, Cácio já competiu outras duas vezes: em 2010, quando ficou em 2º lugar, e 2011, ocupando a terceira colocação.

Vencedor da classificação geral, Cácio Vinicious Costa

A atividade esportiva também se transformou em um momento de reunião em família e cuidados com a saúde. Denisia Rosa Uchôa, 46 anos, pela segunda vez participou da corrida de rua e, dessa vez, teve a companhia do marido, do filho e do cunhado. “Eu gosto de correr e aproveito para transformar em um evento em família”, disse. Já Sebastião Rita de Souza, de 62 anos, elogiou o ambiente que, segundo ele, proporcionou uma competição de qualidade. “Pretendo voltar ano que vem para conquistar o pódio”.

Prestigiando o evento, o reitor Orlando do Amaral afirmou que, para além da integração da comunidade, a competição se soma aos esforços da Universidade de valorização da área do Esporte e Lazer. “A construção da pista de atletismo na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), do ginásio de esportes e a reforma em toda a estrutura da unidade refletem essa preocupação. O esporte faz parte da vida universitária”, afirmou.

Confira as fotos completas do evento.

VII Volta UFG

O acadêmico de teatro, Ronaldo de Jesus Silva Braga, faz parte da equipe Raios de Atletismo

Comunidade Acadêmica

Entre os competidores, o diretor do Campus de Aparecida, Júlio César Valandro, se disse um adepto do esporte. A corrida da UFG, segundo ele, tornou-se uma oportunidade para a prática esportiva e, sobretudo, uma forma de prestigiar a instituição. “É uma atividade que também propicia a aproximação com a comunidade”, completou. A secretária executiva do Campus de Catalão, Mônica Inês de Castro Netto, veio a Goiânia especialmente para a competição e pretende levar a ideia da caminhada e da corrida para a regional. “Mais do que a disputa esportiva, o melhor do evento é a integração com a comunidade”.

VII Volta UFG

Ao centro, o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira, e o diretor do Campus de Aparecida, Júlio Cesar, ladeados pelo professor Juracy Guimarães e pelo procurador institucional da UFG, Pedro Cruz

O estudante de teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) e morador da Casa de Estudante (CEU) V, Ronaldo de Jesus Silva Braga, se descobriu atleta em sua vivência dentro da Universidade. Hoje participa da equipe Raios de Atletismo da UFG. “Trenei 15 dias para essa competição. Meu objetivo era correr abaixo dos 50 minutos e consegui um tempo de 40 minutos”, comemora. Para Daruska Iglesias, estudante de Ciências Sociais e moradora da CEU I, participar da corrida representa uma mudança de vida e hábitos. “No começo do ano estava com 115 quilos. Já perdi 34 quilos e resolvi participar da corrida para continuar me motivando. Concluí cinco quilômetros em 50 minutos e estou muito feliz. Ano que vem pretendo fazer 10 quilômetros em menos tempo”, planeja.

VII Volta UFG

Corrida e caminhada representaram oportunidade de prática corporal em família

Realizada pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária, em parceria com a FEFD, a Volta da UFG tem percursos de 10 e cinco quilômetros nas modalidades corrida e caminhada. As categorias são divididas por gênero e idade. O primeiro colocado geral e os de cada categoria foram premiados com troféu. Todos os participantes receberam medalhas e certificados de participação. Veja neste link os vencedores de cada categoria.

Equipe organizadora da Volta UFG comemora o sucesso do evento

Fonte: Ascom/UFG