Atividade comemora os 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda
Durante o evento, representantes de uma grande agência do ramo compartilharam experiências e orientações de mercado com os alunos participantes
Texto: Luciana Gomides
Fotos: Carlos Siqueira
As comemorações dos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram encerradas nesta quarta-feira, 29/11, com palestra ministrada por representantes de renomada agência do ramo. Dorinha Crispim, proprietária da Crispim+Veiga, acompanhada de duas ex-alunas do curso compartilharam experiências adquiridas no cotidiano, bem como orientações e valorizações da vida acadêmica. O encontro aconteceu no Auditório da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG (FIC/UFG).
Representantes da Crispim+Veiga tiveram uma conversa descontraída com alunos e profissionais
Dorinha possui 31 anos de experiência na área de Publicidade, porém, com formação acadêmica em Letras, também na UFG. Após passar por grandes agências, a especialista na área de criação decidiu por abrir seu próprio negócio, em 2010. A empresária destacou, para os alunos, a carência de bons profissionais na área, especialmente na área de criação. Ela ainda mencionou a troca entre sua empresa e a universidade, elogiando a importância do trabalho desempenhado pelos alunos da instituição que trabalham ou já passaram pela Crispim+Veiga.
Marcela Sahium e Andressa Cunha, inclusive, são graduadas pela Universidade e, atualmente, são colaboradas da Crispim+Veiga. Responsáveis pelas áreas de Mídia e Planejamento, respectivamente, ambas frisaram a importância de ir além dos estereótipos da carreira e de cada função, conhecendo todas as possibilidades das áreas oferecidas pela Publicidade. Andressa, ainda, comentou o quanto passar por agências menores foi fundamental para escolher sua atual especialidade, por permitir “experimentar um pouco de tudo”.
Palestra foi acompanhada por alunos e professores de cursos de Comunicação da UFG
Após breve apresentação da trajetória de cada uma, as profissionais mostraram o modelo de funcionamento da Crispim+Veiga, bem como seu fluxograma e o atendimento às demandas de cada cliente. Além de apresentar projetos desenvolvidos pela agência, as três reforçaram a necessidade, por parte dos estudantes, de absorver todo o conhecimento técnico possível na faculdade, a fim de atender à exigência dos futuros clientes. Ademais, é fundamental aproveitar toda a estrutura que a universidade oferece, destacando o papel desempenhado pela Inova Comunicação.
Quanto à realidade laboral das agências de publicidade e propaganda, Andressa mencionou que o profissional da área deve, sim, ser criativo, porém, acima de tudo, deve ser útil para não se tornar dispensável. Para isso, precisa se envolver mais com o negócio do cliente atendido, procurando entender sobre diversas áreas, além de estar atento às últimas tendências de tecnologia, inovação e comportamento. Outro ponto a ser desenvolvido é a empatia com o cliente, colocando-se em seu lugar para saber como pensa e do que precisa.
Professora Thalita Sasse, do curso de Publicidade e Propaganda, agradeceu a presença das palestrantes
Não era off?
Nas comemorações dos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda, foram realizadas, dos dias 27 a 29 de novembro, atividades e discussões acerca do mercado publicitário e o futuro da comunicação. Ao longo da programação, os inscritos puderam participar de mesas-redondas, palestras, rodas de conversa e mostra de peças publicitárias.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última Hora Publicidade e Propaganda Fic