Audiência autonomia e EBSERH 1

Reitor participa de audiência sobre a Ebserh no Senado

Em 23/11/17 14:40.

Evento discutiu o impacto da adesão à Ebserh na autonomia universitária

Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado

Informações: Agência Senado e Ascom/UFG

Audiência Ebserh 3

O Reitor da UFG, Orlando Amaral, participou na manhã do dia 23 de novembro de uma audiência pública interativa para debater a atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em contraponto à autonomia universitária e à formação acadêmica dos profissionais das áreas da saúde. O evento proposto pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), teve também a participação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Emmanuel Zagury Tourinho, o presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais, além dos senadores Agripino Maia, Eduardo Amorim, Garibalde Alves, representantes do TCU e professores universitários.

Audiência autonomia e Ebserh 2

Segundo o professor Orlando Amaral existe um entendimento de alguns participantes do debate que consideram a adesão à Ebserh um problema para a autonomia universitária. O professor Orlando, em seu depoimento relatou os avanços no Hospital das Clínicas da UFG após a adesão e a avaliação positiva dos pacientes que utilizam os serviços no HC. “Não consideramos que a adesão da UFG à Ebserh tenha significado qualquer desrespeito à autonomia universitária”, afirmou.

A Ebserh foi criada em 2011, vinculada ao Ministério da Educação. Ela é uma empresa pública com objetivo de gerenciar os Hospitais Universitários federais e dar apoio às universidades.

Audiência autonomia e EBSERH 1
Estiveram na mesa o advogado, médico e professor do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wladimir Tadeu Baptista Soares; o presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU) e diretora de Controle Externo da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni Pereira da Silva; o vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS); o secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Barbosa Cruz; e o reitor da Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora Ebserh autonomia universitária