Audiência orçamento 2018.png

Reitor participa de audiência sobre orçamento das universidades

Em 22/11/17 09:45.

Audiência pública foi realizada na Câmara Federal

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Divulgação

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, participou nesta terça-feira (21/11), de audiência pública realizada na Câmara Federal para tratar sobre a situação orçamentária das Universidades e Institutos Federais. A audiência contou com a participação de Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Emmanuel Tourinho, presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), entre outros representantes de entidades da área da Educação. A audiência foi proposta pelas deputadas Margarida Salomão (PT) e Maria do Rosário (PT).

Durante a audiência o presidente da Andifes apresentou a redução dos orçamentos de custeio e de capital das universidades federais, que vem ocorrendo desde 2014. Segundo os dados, observa-se uma redução nos recursos de custeio na ordem de 20% e de 60% para capital.  Emmanuel Tourinho apresentou  aos congressistas a demanda de que, para 2018, a proposta orçamentária enviada pelo governo seja modificada de forma que o orçamento das universidades retorne aos valores corrigidos de 2014.

Audiência orçamento 2018_03.png

Orlando Amaral se uniu a outros dirigentes na defesa das instituições de ensino, pesquisa e extensão

Audiência orçamento 2018_02.png

Audiência Pública foi realizada na Câmara Federal