eméritos

UFG concede títulos de professor emérito

Em 18/11/17 11:54.

Fernando Pelegrini e Waldemar Wolney Filho foram reconhecidos por suas contribuições para o Instituto de Física da UFG

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, presidiu nesta sexta-feira (17/11) Assembleia Universitária que concedeu os títulos honoríficos de professor emérito aos docentes aposentados do Instituto de Física da UFG (IF), Fernando Pelegrini e Waldemar Wolney Filho, tendo em vista resoluções do Conselho Universitário que reconhecem os  relevantes serviços prestados dos homenageados como gestores, docentes e pesquisadores.

O vice-diretor do IF, Salviano de Araújo Leão, foi o responsável por, em nome da comunidade universitária, proferir saudação aos homenageados. Salviano lembrou feitos da carreira acadêmica dos dois homenageados e afirmou que a UFG não pode deixar de reconhecer aqueles que ajudaram a instituição a crescer e se tornar o que é hoje.  "Essa cerimônia é especial para que o Insituto de Física destaque a dedicação, empenho, zelo e compromisso desses dois professores com nossa unidade acadêmica", ressaltou.

Diretor do IF, Tertius Lima da Fonseca falou da atuação profissional dos colegas homenageados que, segundo ele, foram fundamentais para que o o Instituto tenha hoje modernos laboratórios e um programa de pós-graduação consolidado, com diversas linhas de pesquisa. "Essa honraria faz jus às enormes contribuições dadas por esses professores para o construção deste que hoje é um dos mais importantes institutos de Física do país", pontuou.

emeritos

O professor emérito Fernando Pelegrini lembrou sua trajetória acadêmica que se mistura à história do próprio IF, ressaltando sua preocupação com o futuro da pesquisa e do ensino no país. "Construimos uma grande universidade nesses anos da qual todo mundo deveria se orgulhar", afirmou, destacando que temos que nos preocupar com pensamentos retrógrados para evitar retrocessos. "A sociedade precisa mudar sua cultura e reconhecer a importância da universidade", concluiu, agradecendo aos colegas e à família pelo apoio e pela homenagem.

O professor emérito Waldemar Wolney destacou as mudanças na UFG e no IF. "A Universidade cresceu e hoje é outra, muito diferente da que encontrei quando cheguei aqui", afirmou. "Gostaria de ser pelo menos 30 anos mais jovem para participara desse momento que o IF está vivendo. É uma revolução", completou, lembrando a inauguração de novos laboratórios e a ampliação do corpo docente e da estrutura física da unidade.

emeritos

O reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que os colegas são exemplodeamor à instituição e à educação e que, mesmo aposentados, continuam contribuindo com a pesquisa e o ensino no IF. "Uma universidade é feita de referências e a UFG hoje presta homenagem a duas referências que moldaram essa unidade acadêmica e contribuiram para o que essa Universidade se tornou, lutando por ela em condições muitos difíceis. Esta instituição deve muito a vocês".

Veja mais fotos no álbum.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora