Wilson Bueno abre 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania

Wilson Bueno abre 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania

Em 09/11/17 12:15.

Professor elogiou Política de Comunicação da UFG, que deve ser encaminhada para aprovação do Consuni ainda este ano

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

Wilson Bueno abre 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania

Em um momento em que a Universidade Federal de Goiás (UFG) está construindo sua Política de Comunicação, é preciso pensar sobre os pressupostos básicos para a construção de um projeto como esse em uma instituição pública e também nos principais desafios para sua implantação e execução. Esse foi o assunto da palestra de abertura do 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania da UFG que recebeu, nesta quinta-feira (9/11), o jornalista e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, Wilson Bueno. 

Especialista na área há algumas décadas, o professor acredita que organizar os diálogos internos e externos das instituições públicas é uma forma de fortalecer a resistência. “Instituindo políticas, criamos condições para incrementar o nosso diálogo com a sociedade sobre a importância estratégica, fundamental para a soberania do país, das instituições públicas, da educação pública, da saúde pública”, afirmou. Wilson Bueno explicou que uma Política de Comunicação é um conjunto de posturas que têm como objetivo principal orientar o relacionamento das instituições com seus públicos estratégicos, lembrando que, por isso, é fundamental conhecer esses públicos internos e externos.

Para o professor, a política é um poderoso instrumento de gestão e, por isso, é preciso entender sua amplitude. “Precisamos desse instrumento balizador para saber como vamos encaminhar as ações concretas”, afirmou, apresentando pressupostos para a construção de uma Política de Comunicação integrada e estratégica na prática. Wilson Bueno lembrou que a comunicação integrada é um conceito em movimento, que não se esgota na equipe de comunicação e nos canais formais, mas se viabiliza a partir de vínculos com outras instâncias da organização. "É um processo que permeia toda a organização", resumiu. "Entre os desafios mais importantes está o acompanhar e reavaliar continuamente a política porque o mundo está em movimento", completou.

Para o professor a Política de Comunicação da UFG apresenta uma visão abrangente e moderna, entendida como um processo e não como uma ferramenta. O especialista afirmou que acredita que o documento elaborado pela UFG servirá de exemplo, referência e estímulo para outras instituições públicas de ensino, lembrando que poucas tem um projeto como esse. "É hora de comemorar, mas também de arregaçar as mangas porque vocês têm muito a fazer", concluiu Wilson Bueno.

Wilson Bueno abre 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania

Documento vai para a aprovação do Consuni

Após amplo debate com a comunidade universitária, com a realização de seminários, encontros temáticos, reuniões nos conselhos gestores e uma consulta pública, o documento que institui a Política de Comunicação da UFG está pronto e segue para aprovação do Conselho Universitário (Consuni), com data prevista para o próximo dia 24 de novembro. O anúncio foi feito pela coordenadora de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação da UFG, Daiana Stasiak, que lembrou que o documento foi uma construção coletiva. “Pelo tamanho e regionalização da UFG a comunicação precisa ser descentralizada, mas precisa de um norte, de diretrizes, que é o que a Política de Comunicação se propõe a fazer”, afirmou, lembrando que toda a comunidade é responsável pela execução desse projeto e pela comunicação na Universidade.

Wilson Bueno abre 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania

Diretora da Faculdade de Comunicação e Informação da UFG, Angelita Lima, afirmou, ao dar as boas-vindas aos que participavam do 3º Seminário Comunicação Pública e Cidadania, que a comunidade precisa de ferramentas, equipamentos e pessoas para transformar toda a informação disponível em narrativas que façam a diferença. Para ela, a Política de Comunicação da UFG e o debate em torno da comunicação pública vêm para contribuir nesse sentido. “Quando abraçamos esse tema abrimos possibilidades de luta. Que a gente saia daqui bastante incomodados com a situação da concentração de mídia nesse país”, desejou.

Ainda na programação do Seminário serão realizadas mais duas mesas de debate, com profissionais de reconhecida atuação na área da comunicação nesta quinta e sexta-feira (10/11).  Para mais informações, programação e inscrições, acesse o site.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última Hora