Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
 Visita ministro CAPA

Ministro Gilberto Kassab visita Parque Tecnológico Samambaia

Por Caroline Pires. Criada em 09/11/17 09:41. Atualizada em 09/11/17 09:59.

Durante o evento foi apresentado o projeto de expansão do Parque e as instalações já em atividade

Texto: Kharen Stecca

Foto: Carlos Siqueira

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e diversas autoridades do ministério e do governo de Goiás visitaram nesta quarta-feira, 9 de novembro, o Parque Tecnológico Samambaia na Universidade Federal de Goiás. O reitor Orlando Amaral, juntamente com pró-reitores e o Diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Edward Madureira acompanharam as autoridades em uma visita para conhecer a planta do Parque Tecnológico e as instalações do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), um dos prédios que compõe o Parque.

Participaram também da visita ao Parque Tecnológico Samambaia os secretários de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata; o presidente da Finep, Marcos Cintra; o reitor da UFG, Orlando Afonso do Amaral; o secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha; a presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaíra Turchi; e o Deputado Estadual Francisco Júnior (PSD).

Visita ministro_01

 

O ministro Gilberto Kassab mostrou-se muito satisfeito com o andamento do projeto do Parque Tecnológico: “o projeto conta com um plano de expansão bem articulado e, principalmente, profissionais motivados para o trabalho”. Em seu discurso também defendeu a necessidade de somar esforços para sensibilizar a sociedade para o investimento em ciência. O reitor Orlando Amaral reforçou a necessidade de investir em projetos como o do Parque Tecnológico e que não é possível que o Brasil fique cinco, dez anos sem receber investimentos nessa área: “decisões como essa podem mudar o destino da inovação no Brasil, que começa a deslanchar agora”, afirmou. O professor Edward Madureira também reforçou que a falta de investimento em inovação pode provocar uma migração de grandes pesquisadores para outros países.

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico Samambaia (PTS) está localizado na entrada do Câmpus Samambaia da UFG, na região norte de Goiânia, em uma área de 17,9 hectares. O PTS destina-se a abrigar e apoiar Empresas de Base Tecnológica (EBTs), sejam empresas nascentes, em fase de incubação ou já consolidadas, além de laboratórios e centros de pequisa e desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos.

Além de abrigar empresas e laboratórios de empresas, o Parque receberá a instalação de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e outras instituições, que tenham vocação para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e para a realização de pesquisas aplicadas e em cooperação com empresas.
O primeiro laboratório especializado do Parque está em pleno funcionamento. O 
Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro instrumental multi-institucional e multi-usuário voltado para atender demandas analíticas do setor acadêmico, empresas, órgãos governamentais e centros de pesquisas. Inaugurado em dezembro de 2013, o CRTI possui uma área construída de 1.704,48 m².

 Visita ministro_04

Parlamentares e gestores se reuniram para visitar o Parque Tecnológico

 

Visita ministro_03

Durante o evento foi apresentado o projeto de expansão do Parque Tecnológico Samambaia 

 

Visita ministro_02

Ministro destacou a necessidade de sensibilizar a sociedade para investimento em ciência

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora

Listar Todas Voltar