Visita ministro CAPA

Ministro Gilberto Kassab visita Parque Tecnológico Samambaia

Por Caroline Pires. Criada em 09/11/17 09:41. Atualizada em 09/11/17 09:59.

Durante o evento foi apresentado o projeto de expansão do Parque e as instalações já em atividade

Texto: Kharen Stecca

Foto: Carlos Siqueira

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e diversas autoridades do ministério e do governo de Goiás visitaram nesta quarta-feira, 9 de novembro, o Parque Tecnológico Samambaia na Universidade Federal de Goiás. O reitor Orlando Amaral, juntamente com pró-reitores e o Diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Edward Madureira acompanharam as autoridades em uma visita para conhecer a planta do Parque Tecnológico e as instalações do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), um dos prédios que compõe o Parque.

Participaram também da visita ao Parque Tecnológico Samambaia os secretários de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Jailson de Andrade, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata; o presidente da Finep, Marcos Cintra; o reitor da UFG, Orlando Afonso do Amaral; o secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha; a presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaíra Turchi; e o Deputado Estadual Francisco Júnior (PSD).

Visita ministro_01

O ministro Gilberto Kassab mostrou-se muito satisfeito com o andamento do projeto do Parque Tecnológico: “o projeto conta com um plano de expansão bem articulado e, principalmente, profissionais motivados para o trabalho”. Em seu discurso também defendeu a necessidade de somar esforços para sensibilizar a sociedade para o investimento em ciência. O reitor Orlando Amaral reforçou a necessidade de investir em projetos como o do Parque Tecnológico e que não é possível que o Brasil fique cinco, dez anos sem receber investimentos nessa área: “decisões como essa podem mudar o destino da inovação no Brasil, que começa a deslanchar agora”, afirmou. O professor Edward Madureira também reforçou que a falta de investimento em inovação pode provocar uma migração de grandes pesquisadores para outros países.

Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico Samambaia (PTS) está localizado na entrada do Câmpus Samambaia da UFG, na região norte de Goiânia, em uma área de 17,9 hectares. O PTS destina-se a abrigar e apoiar Empresas de Base Tecnológica (EBTs), sejam empresas nascentes, em fase de incubação ou já consolidadas, além de laboratórios e centros de pequisa e desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos.

Além de abrigar empresas e laboratórios de empresas, o Parque receberá a instalação de laboratórios e centros de pesquisa da UFG e outras instituições, que tenham vocação para a prestação de serviços tecnológicos altamente especializados e para a realização de pesquisas aplicadas e em cooperação com empresas.
O primeiro laboratório especializado do Parque está em pleno funcionamento. O
Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro instrumental multi-institucional e multi-usuário voltado para atender demandas analíticas do setor acadêmico, empresas, órgãos governamentais e centros de pesquisas. Inaugurado em dezembro de 2013, o CRTI possui uma área construída de 1.704,48 m².

Visita ministro_04

Parlamentares e gestores se reuniram para visitar o Parque Tecnológico

Visita ministro_03

Durante o evento foi apresentado o projeto de expansão do Parque Tecnológico Samambaia