Nota sobre a segurança na UFG

Em 26/10/17 22:20.

Confira nota da Reitoria sobre ações na área de segurança na UFG

Diante do crescimento generalizado da violência em toda a Região Metropolitana de Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) tem adotado medidas para minimizar os problemas de segurança enfrentados pela comunidade universitária, sobretudo no Câmpus Samambaia. Com base nas orientações previstas no documento que instituiu a Política de Segurança da UFG, a Reitoria priorizou as seguintes ações: 1) o reforço na vigilância motorizada, com rondas próximas aos pontos de ônibus; 2) instalação de novas câmeras e inauguração das Centrais de Videomonitoramento da Regional Goiânia, Regional Catalão e Regional Jataí; 3) implantação do módulo de "Segurança" no aplicativo Minha UFG, permitindo o registro online de denúncias relacionadas à segurança e solicitação de apoio imediato da ronda motorizada.

Com a adoção destas medidas tivemos uma importante redução nas ocorrências de furtos e roubos nos ambientes internos, mas ainda enfrentamos muitos problemas com relação à segurança nas áreas externas. Em especial nos preocupam as reclamações e denúncias de gestores e membros da comunidade universitária, que chegam por diferentes meios, relacionadas a furtos em veículos e de objetos pessoais, como telefones celulares, a presença de pessoas estranhas à comunidade universitária portando armas e a existência de pontos de venda de drogas no interior da Universidade.

Seguindo também as diretrizes da Política de Segurança da UFG, a Reitoria tem feito contato permanente com as instituições de segurança pública para discutir alternativas que contribuam para diminuir os problemas de segurança e para buscar apoio para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. Como resultado destas ações mantivemos entendimento para firmar um Acordo de Cooperação entre a Polícia Militar, UFG e PUC Goiás, para a instalação de uma base fixa da Polícia Militar na Praça Universitária e estabelecimento de um protocolo de atuação da Polícia Militar na área do Câmpus Samambaia e seu entorno.

A atuação conjunta entre o setor de segurança da UFG e a Polícia Militar tem como objetivo realizar um trabalho colaborativo e coordenado visando desenvolver ações de prevenção e garantia da segurança da comunidade universitária e das pessoas que transitam no Campus diariamente. Este trabalho consiste no compartilhamento das imagens da Central de Videomonitoramento relacionadas exclusivamente a roubos, furtos, assaltos e atuação de traficantes dentro do câmpus.

De forma emergencial a atuação da PM no Câmpus Samambaia será realizada por meio de patrulhamento, a partir do dia 30/10/2017, planejado em conjunto e realizado de forma complementar às rondas motorizadas já feitas pela segurança da UFG, nas vias externas e internas ao câmpus. Será dada atenção especial aos locais de maior ocorrência de furtos e assaltos, como estacionamentos e pontos de ônibus, aos locais mais afastados e de menor iluminação e às áreas de realização de experimentos e pesquisas de campo da Escola de Agronomia e da Escola de Veterinária e Zootecnia. O objetivo é prevenir, inibir, identificar e atuar nas situações em que a segurança dos membros da comunidade universitária esteja em risco, como em assaltos e roubos.

Esperamos que essas medidas possam minimizar os problemas relacionados à segurança da comunidade universitária e ressaltamos que o registro de ocorrências e solicitação de apoio imediato deve ser feito diretamente no setor de segurança da UFG ou por meio do módulo "Segurança" no aplicativo Minha UFG.

Goiânia, 26 de outubro de 2017.

Fonte: Reitoria UFG

Categorias: Última Hora