Dia C da Ciência shopping capa

Ação do Dia C da Ciência em shopping atrai centenas de pessoas

Em 25/10/17 16:45.

Diversas unidades acadêmicas da UFG levaram à população serviços na área da saúde e expuseram pesquisas em desenvolvimento na Universidade

Texto e fotos: Luiz Felipe Fernandes

As atividades do Dia C da Ciência promovidas por diversas unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) levou centenas de pessoas ao Shopping Passeio das Águas nesta quarta-feira (25/10). Com o envolvimento de professores e estudantes, foi realizada vacinação contra hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, caxumba, sarampo, rubéola e HPV, além de avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), exame físico de doenças do cardiovasculares e orientações sobre saúde e bem-estar.

Quem passou pelo local também pode fazer exames rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis e receber orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. No espaço também foram realizadas apresentações culturais e atividades para as crianças, o que garantiu uma grande movimentação durante todo o dia.

Dia C da Ciência shopping

Quem passou pelo shopping teve a oportunidade de receber orientações na área da saúde e bem-estar

O professor da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcos André de Matos, explicou que, além de prestar serviços à população, as ações promovidas no Dia C da Ciência convidam a sociedade a refletir sobre o papel da universidade e como a ciência que ela produz está presente no cotidiano.

Dia C da Ciência shopping

A vacinação foi um dos serviços mais procurados pela população durante o Dia C da Ciência no shopping

Exemplos dessa presença estavam nos diversos pôsteres expostos por professores e estudantes da UFG, mostrando pesquisas em desenvolvimento na Universidade. Uma delas desenvolve um método de detecção de doenças por meio da cera do ouvido. Segundo o coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, as primeiras descobertas foram submetidas para publicação em periódico especializado.

Outros exemplos são a utilização da borra de café para a filtragem da água e a transformação de resíduos de tomate em produtos de alto valor agregado, como madeira, óleo e barra de cereal.

Dia C da Ciência shopping

Ciência no dia a dia: estudantes de pós-graduação da UFG expuseram resultados das pesquisas que desenvolvem

Dia C da Ciência
Em sua primeira edição, o Dia C da Ciência tem como objetivo realizar um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos e espaços institucionais próprios e externos para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam o dia a dia de todo cidadão. Em Goiânia, a abertura oficial do evento foi realizada no Instituto de Educação de Goiás (IEG).

A conscientização e o apoio da sociedade são decisivos para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora Dia C da Ciência