Pátio da Ciência

Espaços públicos recebem atividades do Dia C da Ciência hoje

Em 25/10/17 08:45.

Mobilização nacional busca sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por universidades e institutos de ensino, ciência e tecnologia

Pesquisadores e cientistas goianos estarão mobilizados nesta quarta-feira (25/10) para o Dia C da Ciência, em um movimento nacional de sensibilização da sociedade sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do país. Em Goiânia, uma série de atividades serão realizadas em escolas, centros culturais, shoppings e no zoológico. Também haverá programação no interior de estado, promovida por universidades públicas, privadas e institutos federais.

O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG) preparou uma série de palestras em colégios estaduais para mostrar o impacto na sociedade da física computacional, da física de partículas e da física aplicada à medicina. Atividades interativas sobre saúde bucal e câncer de boca serão realizadas pela Faculdade de Odontologia da UFG em uma escola municipal de Goiânia. Já os Laboratórios de Mutagênese, de Herpetologia e Comportamento Animal estarão no zoológico com serviços à população e divulgação de estudos e pesquisas.

Acesse aqui todas as atividades promovidas pela UFG no Dia C da Ciência.

Para a programação completa em Goiás, clique aqui.

Em Goiânia, a abertura oficial do evento será às 8h desta quarta-feira, no Instituto de Educação de Goiás (IEG), com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Além disso, mais de 60 pôsteres com trabalhos relativos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação serão expostos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Simultaneamente, às 10h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia, será realizada uma audiência pública para tratar sobre o tema.

Em defesa da ciência
A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, explica que a iniciativa é essencial para mostrar à sociedade o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia, tornando a população uma aliada na luta por mais investimentos em pesquisa. "As universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. No entanto, esse importante papel desempenhado pelas instituições de ensino superior está ameaçado pelo atual cenário de cortes no investimento público, o que inviabiliza o fomento a ciência, tecnologia e inovação", considera. Assim, reverter esse cenário exige não só a mobilização dos pesquisadores, mas também o envolvimento de cada cidadão.

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. O movimento possui a adesão de mais de 40 instituições de ensino e pesquisa.

Categorias: Última Hora