Virada de Chave SEI capa

Virada de Chave marca implantação do SEI/UFG

Em 20/09/17 17:10.

A partir de agora todos os processos administrativos da Universidade serão produzidos e tramitados no Sistema Eletrônico de Informações

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriana Silva

Já está em funcionamento o Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal de Goiás (SEI/UFG). A mudança na forma de produção e tramitação dos processos administrativos da Universidade, que agora se dá em meio digital, foi marcada pelo evento de Virada de Chave, realizado nesta quarta-feira (20/9), no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ).

O servidor do Departamento de Material e Patrimônio (DMP), Webber Tavares de Carvalho, integrante da Comissão de Implantação do SEI/UFG, apresentou um histórico do trabalho executado até agora. Já foram parametrizados 114 formulários, 378 documentos e 234 processos. Atualmente são 160 unidades e órgãos da Universidade e 5.220 usuários cadastros no sistema. Neste primeiro dia de implantação do SEI já foram criados mais de 100 processos na UFG, sendo o primeiro deles da Escola de Agronomia.

Webber também ressaltou as oficinas de capacitação para o uso do SEI, oferecidas aos servidores da Universidade - foram mais de 400 pessoas capacitadas na Regional Goiânia e mais de 100 nas Regionais Catalão, Jataí e Goiás. Em caso de dúvidas ou problemas, o usuário pode abrir um chamado via UFGNet (GLPI) ou escrever para o Fale Conosco do site www.ufgvirtual.ufg.br. Um terminal de atendimento presencial também está em funcionamento no Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq), no Câmpus Samambaia.

Virada de Chave SEI

Servidor do DMP, Webber Tavares apresentou um histórico do trabalho de implantação do SEI/UFG

Evolução
Emocionada, a diretora do Cidarq, Heloísa Esser dos Reis, lembrou dos sistemas já utilizados pela Universidade para a tramitação de processos, desde o primeiro sistema operacional no fim da década de 80, passando pelo sistema de controle de processos em 2000, até chegar ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), que agora dá lugar ao SEI. "Com esse sistema, a produção, a tramitação, o uso e o arquivamento dos documentos são digitais. O produtor, o remetente e o destinatário farão assinatura digital no próprio sistema e essa é a grande mudança cultural que tem sido anunciada para a Universidade".

A diretora do Cidarq agradeceu o apoio da Reitoria da UFG e os integrantes da Comissão de Implantação do SEI, ressaltando o trabalho para as próximas etapas do processo. "Afirmo que estamos no caminho certo para atendermos a legislação vigente em relação à gestão de documentos. O SEI vai impulsionar a cultura do acesso e da transparência, como preconiza a Lei de Acesso à Informação", destacou Heloísa.

Virada de Chave SEI

Diretora do Cidarq, Heloísa Esser dos Reis, reitor Orlando Amaral e servidor técnico-administrativo Webber Tavares

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, a implantação do SEI representa não só o cumprimento de uma exigência legal, mas sobretudo a necessidade de mudança em termos de agilidade e transparência, entre outros avanços permitidos pelo sistema. O reitor agradeceu o empenho da Comissão de Implantação do SEI e pediu o envolvimento e a colaboração de professores e técnicos administrativos da UFG neste período de transição. "Uma mudança cultural não é fácil, mas esse é um importante passo que a Universidade dá".

Virada de Chave SEI

Comissão de Implantação do SEI/UFG, constituída em abril, reúne servidores de diferentes órgãos da Universidade

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última Hora SEI