Exposicao_4_Poder_Reitoria

事件

: Reitoria UFG - Câmpus Samambaia - UFG

: 20 , 2023 at 17:00 - 28 , 2023 at 08:00

A semana de aniversário de 62 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi iniciada com o lançamento da exposição “Jornal 4o Poder 60 Anos”. O jornal foi um marco na história da imprensa universitária goiana e da própria Universidade, pois foi idealizada desde o início da UFG e criada quando a Universidade contava com apenas dois anos de existência. A exposição agora poderá ser vista no prédio da Reitoria da UFG, no Câmpus Samambaia, de 20 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023.

Em 2022, ano em que a Universidade Federal de Goiás completa os seus 62 anos e o jornal 4º Poder completa os seus 60 anos, foi apresentada esta exposição que conta com 7 capas e 1 edição na íntegra deste veículo de comunicação que fez parte da criação da imprensa universitária nos primeiros anos da UFG.

Esta exposição só se realizou graças ao olhar visionário de Colemar Natal e Silva, que no período de sua atuação como reitor lançava ideias sobre a importância do jornal tema de nossa amostra: “A história da Universidade Federal de Goiás está toda nas páginas do 4º Poder. Fácil será o estudioso de amanhã refazer os caminhos percorridos e etapas vencidas através da crônica viva de uma época de realizações.”

O jornal 4º Poder foi o primeiro veículo de comunicação da UFG. Editado pelo Departamento de Imprensa da UFG após a inauguração do maior parque gráfico da região Centro-Oeste em dezembro de 1962 à época, marcou a consolidação da Imprensa Universitária e contou com colaboradores notáveis como Bernardo Élis, Marietta Telles Machado, Gilberto Mendonça Teles, Horieste Gomes e Zoroastro Artiaga, até o seu fechamento definitivo em 1964.

Os pilares do jornal 4º Poder eram a liberdade de ideias e o debate. Suas páginas revelam a complexidade de um contexto sociopolítico específico de produção cultural tanto dentro quanto fora da UFG. Por essa razão, considera-se que o periódico tem “valor de preservação”, contendo elementos que se enquadram como patrimônio histórico, bibliográfico, artístico e cultural, e que revelam aspectos importantes da memória da UFG.

O projeto de digitalização do acervo foi contemplado pelo Edital de Letras Aldir Blanc - Concurso nº 13/2021 - Secult Goiás - Secretaria Especial de Cultura - Governo Federal. O acervo de onde foi realizado o recorte curatorial para a presente exposição, conta com 55 edições completas e 73 capas. A gestão do acervo incluiu a conservação (higienização, restauração e acondicionamento), a catalogação, a digitalização, a disponibilização ao público e a doação dos exemplares à UFG.

O Coletivo Koskatl, em parceria com a UFG e o Arquivo Histórico Estadual de Goiás, realizam esta exposição com o objetivo de resgatar a história dos três primeiros anos de estruturação da UFG para que à comunidade acadêmica e externa possam saber um pouco sobre o que aconteceu de mais importante nos primeiros anos de vida da instituição.

Curadores: Adriana Parada, Luana Cássia Miranda Ribeiro, Luisa Guimarães e Pablo Fabião Lisboa.

Fonte: DigitalLab UFG e Secom UFG

Exposicao_4_Poder_Reitoria