fungos do cerrado - capa site.

Exposição fotográfica "Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo"

Evento

: IPTSP UFG: R. 235, s/n.º, Câmpus Colemar Natal e Silva - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO

: 23 Noviembre 2022 a las 07:30 a 20 Enero 2023 a las 07:30

Entrada gratuita

fungos do cerrado - capa site.

Exposição fotográfica "Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo"

Os fungos são organismos que cumprem um papel fundamental na natureza, atuam como decompositores da matéria orgânica - devolvendo assim -  diversos nutrientes ao meio ambiente. Suas aplicações são inúmeras, como na biotecnologia, na indústria farmacêutica e alimentícia, no meio ambiente e na saúde animal, além disso, eles ainda podem causar doenças em plantas e animais. E foi por causa desses seres macro e microscópicos que a exposição fotográfica “Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo” foi pensada -  para que mais pessoas possam ter a oportunidade de “conhecer” e “vivenciar” esse mundo que nos cerca. A mostra está em cartaz no andar térreo do IPTSP, e segue  até o dia 20 de janeiro de 2023.

A abundância desses seres podem surpreender pela forma, tamanho, cor, textura, cheiro e ainda sabor. Na mostra podem ser vistos registros das espécies de fungos como Aspergillus, um fungo de distribuição global na natureza, Auricularia polytricha muito conhecido por ser comestível, como também, outros cogumelos (Polyporaceae, Basidiomycota) que costumam crescer em pedaços de madeira e são facilmente reconhecidos por terem uma forma de "chapéu" em sua estrutura. Além disso, há registros fotográficos dos fungos Thermoascus sp. e Phaeoisaria sp. que são novas espécies de fungos do Cerrado que estão submetidas para publicação e são de projeto de Iniciação Científica (IC) realizado no Laboratório de Micologia do IPTSP da UFG. A curadoria e organização  da exposição foi realizada pelo professor e doutor em Biologia de Fungos, Jadson Diogo Pereira Bezerra do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e pela jornalista e fotógrafa do Instituto, Marina Sousa. 

A ação também integra o projeto “Fungos de cavernas e plantas do Cerrado”, coordenado pelo professor Jadson Bezerra, que conta com o financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições nacionais, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ICMBio-Cecav, e estrangeiras, como o Westerdijk Fungal Biodiversity Institute da Holanda. 

Segundo o professor Jadson  Bezerra, os fungos são importantes organismos para manutenção do ambiente, possuem diferentes potenciais para uso biotecnológico e também são agentes etiológicos de doenças em plantas e animais. “A diversidade de fungos do Cerrado tem sido estudada por diferentes micologistas, desvendando uma riqueza  espetacular de espécies que despertam a curiosidade da população e cientistas. Dizemos que os fungos são o passado, o presente e o futuro da vida! Vamos conhecer, estudar e divulgar”, conclui o professor.

A jornalista do IPTSP, Marina Sousa conta que possui planejamento e disponibilidade para que a mostra também seja exibida em outros locais da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como poderá ser disponibilizada por meio de projetos de extensão, para que mais pessoas possam conhecer esse universo. “A divulgação científica por diversas vezes não consegue chegar em todos os espaços em que ela deveria e os suportes usados pela mídia tradicional também não, logo uma exposição fotográfica que pode “transportar” o visitante para outra realidade, sob a ótica do micro macro mundo, é muito legal. Pensamos que isso pode fazer a diferença e ainda despertar a curiosidade das pessoas pelo campo da Micologia”, finaliza a jornalista. 

A exposição “Fungos do Cerrado - Micro Macro Mundo” conta com registros de discentes, docentes e pesquisadores do IPTSP e da UFG e de outras instituições como a Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e  a UFPE. Os autores são:  Francisco J. Simões Calaça (UEG); Jadson Bezerra (IPTSP/UFG); José F. S. A. dos Prazeres (UFPE); Jefferson Brendon A. dos Reis (UnB); Marina Sousa (IPTSP/UFG); Pedro Henrique F. de Oliveira (IPTSP/UFG); Renato Felipe F. Franco (IPTSP/UFG) e Tatiane Mendonça da Silva (FF/UFG). 

Texto: Marina Sousa/Comissão de Comunicação IPTSP