Basileu 19-9-22

Exposição de artes visuais "Portas: Caminho das Ideias"

事件

: Escola do Futuro em Artes Basileu França - Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74.605-010

: 16 , 2022 at 19:00 - 06 , 2022 at 09:00

Agendamentos: artesvisuaisbasileufranca@gmail.com

Basileu 19-9-22

Exposição de artes visuais "Portas: Caminho das Ideias"

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), apresenta a exposição inédita "Portas: Caminho das Ideias", na sexta-feira (16/9), às 19 horas. A visitação segue até o dia 6 de outubro, é gratuita e deve ser feita por agendamento, via e-mail artesvisuaisbasileufranca@gmail.com.

"Portas: Caminho das Ideias" apresenta objetos, instalações, pinturas, artesanato e outras obras feitas pelos docentes dos cursos de Artes Visuais da escola. Foram utilizadas diferentes técnicas, linguagens, inventividade, curiosidade e potência artística. Tudo isso para proporcionar ao público momentos de reflexões sobre o que passamos na pandemia de covid-19 e o que ainda está por vir.

A professora Polly Duarte, inspirada pela música de Renato Russo e sua Legião Urbana, lembra um trecho de uma famosa canção que diz "venha, o amor tem sempre a porta aberta" e provoca em seu trabalho que o público "entre sem bater" ou que "saia sem olhar para trás".

"A exposição é uma provocação à imaginação que traz consigo o conceito de portas não apenas como objeto, mas como símbolo de transformação, novidades ou mesmo o desejo na busca constante pelo novo que consiste sempre em abrir e fechar", explica o professor Carlos Catini.

De acordo com os organizadores da exposição, a expectativa é de que o visitante possa ter a oportunidade de abrir várias portas de questionamentos sobre o mundo a sua volta. "Vale a pena conferir esse trabalho lindo para, assim, ressignificar o seu verdadeiro papel, que vai muito além de um mero observador", completa Catini.

Sem querer propor apenas uma narrativa idealista e sonhadora, a exposição ativa um ponto de partida. Nesse contexto, estabelecer interlocuções entre as peças, um conceito como central e a divulgação das diferentes possibilidades oferecidas na instituição são cruciais e unanimidade entre os expositores. Será perceptível um diálogo entre as obras, mesmo tão diferentes umas das outras.

A EFG em Artes Basileu França é gerida pelo Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), mediante convênio firmado com a Sedi.