evento goias 19 e 20-8-22

4º Mercado de Culturas - Cidade de Goiás

Evento

: Cine Teatro São Joaquim e Mercado Municipal - Cidade de Goiás

: 19 a 20 de Agosto 2022

evento goias 19 e 20-8-22 (1)

 

Evento na Cidade de Goiás tem exibição de curta premiado e shows de Carne Doce e Siba

Acontece nos próximos dias 19 e 20 a 4ª edição do projeto Mercado de Culturas, com o tema “Território”, e exibição de filmes e shows que promovem a integração do local com o regional e o nacional

A 4ª edição do projeto Mercado de Culturas acontece nos dias 19 e 20 de agosto (sexta e sábado) na cidade de Goiás com apresentação da banda Carne Doce e do músico Siba (Pernambuco), no Mercado Municipal, além da sessão de filmes com exibição do curta Sideral (2021), do diretor Carlos Segundo. O evento é totalmente gratuito e aberto à todos.

A temática do evento desta vez é “Territórios” e busca promover uma reflexão sobre a territorialidade da cultura contemporânea, mostrando o que tem sido produzido atualmente tanto localmente, como regional e nacionalmente. Tanto na exibição dos filmes como dos shows, haverá sempre algo da cidade de Goiás, de Goiânia e de fora do Estado.

O primeiro dia do Mercado de Culturas é dedicado ao cinema, com uma sessão de curta metragens com os filmes: Contos dos Lobos (Matheus Amorim, Goiás - GO), Mel de Tamarindo (Izabela Nascente, Goiânia- GO) e o representante brasileiro em Cannes 2021, Sideral (Carlos Segundo, Natal- RN), seguido por um debate com enfoque no tema desta edição do evento. O local deste encontro é o Cine Teatro São Joaquim.

No segundo dia, já no Mercado Municipal, teremos três apresentações musicais: Cambalombra (Cidade de Goiás), Carne Doce (Goiânia) e Siba (Recife).

A intenção, segundo o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Emilliano Freitas, que é um dos organizadores do projeto, é promover a discussão sobre o que tem sido produzido culturalmente neste momento no país e fazer com este debate ocorra fora do eixo das capitais, mas onde a presença da comunidade acadêmica é forte.

Emilliano destaca a importância de apreciar o que as atuais gerações têm feito tanto na música como no cinema e que ao unir produções de regiões distintas é possível fazer uma troca de experiências e uma reflexão crítica que fuja do clichê regional.

Sobre Sideral

O curta Sideral (2021), do diretor potiguar Carlos Segundo, concorreu como melhor curta no Festival de Cannes no ano passado e ganhou neste ano o prêmio de aquisição do Canal Plus na 44ª edição do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França. A história do filme é uma ficção que narra a expectativa de uma família quanto ao lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro.

O filme já passou por mais de 66 festivais em 26 países e vários estados brasileiros, sendo premiado 31 vezes.

Outros curtas

O filme que vai abrir a sessão é o curta vilaboense “Conto dos Lobos”, de Matheus Amorim. O curta foi selecionado e premiado em diversos festivais dentre eles o Fica. Matheus conta a história de uma adolescente com deficiência visual, em uma pequena cidade interiorana, que almeja chegar à casa da avó.

O segundo curta é uma peça-filme “Mel Tamarindo”, da Cia Ju Cata-Histórias. O filme traz a história de dois amigos que moram juntos, mas são engolidos pelo cotidiano e já nem se reconhecem mais. No entanto surge em suas vidas um personagem misterioso, um ambulante, mágico, senhor do tempo, que brinca e provoca uma mistura entre ser bicho e bicho-gente. Mel tamarindo é também uma ciranda/música do Siba.

Carne Doce

Uma das principais bandas independentes brasileiras e uma das referências goianas no cenário nacional, Carne Doce foi fundada em 2013, em Goiânia, pelo casal Salma Jô e Macloys, a quem se juntaram João Victor, Aderson Maia e Fred Valle. É conhecida por suas fortes canções autorais, que tratam com profundidade de relações íntimas e temas contemporâneos/urbanos, além de sua sonoridade única que funde música brasileira ao indie moderno e pelas potentes apresentações ao vivo.

Siba

“A Turma Tá Subindo” foi o nome da música de Siba para o Carnaval deste ano, que mesmo cancelado oficialmente, existiu e aconteceu em quem vive e faz carnaval. Ecoa a raiva e cansaço que a grande maioria dos brasileiros sentem, depois de três anos de absurdos, agressões e pandemia potencializada e sem fim. A música de Siba é frevo, maracatu, farra, suor, doideira e é também política como o próprio carnaval.

Cambalombra

A banda surgiu em 2017, na cidade de Goiás, com o intuito de construir músicas de caráter popular, com temáticas que referenciam as expressões ambientais e sociais do cerrado goiano, baseando-se em ritmos locais, brasileiros, latinos e com influência no rock.

Sobre o projeto

O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Territórios Goianos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Goiás, Governo de Goiás, Cine Teatro São Joaquim e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apresentação por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. 

Serviço

Projeto Mercado de Culturas - 4ª Edição - Cidade de Goiás (GO)

19/08 – A partir das 15h – Cine Teatro São Joaquim

- Contos dos Lobos (Matheus Amorim, Goiás - Go)

- Mel de Tamarindo (Izabela Nascente, Goiânia - GO)

- Sideral (Carlos Segundo, Natal - RN).

20/08 – 19h - Mercado Municipal

- Cambalombra (Goiás - GO)

- Carne Doce (Goiânia - GO)

- Siba (Recife - PE)


Apoio
Prefeitura Municipal de Goiás

Cine teatro São Joaquim / Secult / Governo do Estado de Goiás

Realização:
UFG – Câmpus Goiás

Fonte: 4ª Edição Mercado de Culturas